Alagoas

Polícia Penal promove curso de qualificação para integrantes de forças policiais de AL

Regina Carvalho / Ascom Seris 29/08/2025
Polícia Penal promove curso de qualificação para integrantes de forças policiais de AL
Cursos proporcionados pela Seris e a Polícia Penal qualificam agentes de segurança de Alagoas - Foto: Janaina Marques

O Grupamento Tático do Interior (GTI) da Polícia Penal de Alagoas promove o I Nivelamento Tático de Operações Penitenciárias (NTOP), que terá a aula inaugural às 9 horas do dia 8 de setembro, no auditório da Defensoria Pública, em Arapiraca.

 

O NTOP será realizado de 08 a 13 de setembro de 2025 e contará com instrutores das corporações Rotam/PM (Ronda Ostensiva Tática Motorizada), Copes/PM (Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão da Polícia Militar) e Core/PC (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil de Alagoas).

 

O secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, destaca a importância de mais uma iniciativa que qualificará os integrantes das forças de segurança. “É meta da Seris e do Governo de Alagoas apoiar toda e qualquer iniciativa que vise especializar ainda mais nossos servidores que atuam na linha de frente do combate à violência no estado”, disse o secretário.



O curso de Nivelamento Tático de Operações Penitenciárias é direcionado aos policiais penais do Presídio do Agreste, mas também contará com a participação de policiais militares de Alagoas, que serão alunos das turmas formadas. Além disso, terá duração de seis dias e contará com 23 profissionais, sendo 21 policiais penais e dois policiais militares.

 

A meta do curso é aprimorar técnicas operacionais em patrulhamento urbano e rural, incursões, controle de distúrbios e operações de alta complexidade. Assim como, visa assegurar que os profissionais atuem dentro da legalidade e ética, simulando cenários reais para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

 

“Além disso, busca-se capacitar os participantes no uso e manutenção de armamentos e equipamentos, desenvolver habilidades de tomada de decisão sob pressão, treinar condutas em situações de risco e reforçar tanto o condicionamento físico e psicológico quanto o trabalho em equipe, disciplina e liderança em campo”, destaca o policial penal Glauber Melo, da Chefia Especial das Unidades Prisionais do Interior (Ceupi).