Alagoas

Polícia Científica de Alagoas participa do maior evento forense da América Latina

Aarão José / Polícia Científica 29/08/2025
Polícia Científica de Alagoas participa do maior evento forense da América Latina
Participação da delegação alagoana também incluiu a Conferência de Antropologia Forense - Foto: Cortesia

A Polícia Científica de Alagoas concluiu, nesta quinta-feira (28), a participação dos integrantes do órgão na InterForensics 2025, o maior evento de ciências forenses da América Latina, realizado de 25 a 28/08 em Curitiba (PR). A comitiva alagoana esteve presente em discussões estratégicas que contribuíram para o avanço da medicina legal e da perícia criminal no Brasil. 

 

Durante o evento, a perita-geral Rosana Coutinho e o chefe especial do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, perito médico-legista Felipe Porciúncula, participaram do 2ª Reunião Anual Ordinária do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC) e do 4º Encontro Nacional de Institutos Médico-Legais (IMLs). 

 

Eles contribuíram para debates sobre a padronização da identificação humana e a melhoria do atendimento a familiares de desaparecidos. Nesses eventos, foram discutidos temas como orçamento do CONDPC, propostas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para desaparecidos, atualização do Grupo de Trabalho de Informações de Perícias do GT-INFOPER, ferramentas de triagem e reconhecimento de vítimas, e ações do Ministério da Saúde sobre dados de falecidos não identificados. 

 

A participação da delegação também incluiu a Conferência de Antropologia Forense, que destacou o papel crescente da perícia na Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Além disso, os profissionais alagoanos participaram de uma visita técnica à estrutura da Polícia Científica do Paraná, com acesso a laboratórios, necrotério, setores administrativos, balística e central de custódia. 

 

Nos quatro dias do InterForensics, outros peritos criminais de Alagoas se uniram a outros profissionais da perícia criminal, pesquisa científica, setor jurídico e indústria para participar de uma programação diversa e rica em troca de conhecimentos. 

 

Ayala Nara, Isabel Muniz, Jana Kelly,  Gustavo Souza e Letícia Albuquerque participaram de minicursos e de conferências temáticas de 17 áreas das Ciências Forenses.

 

Lançamento de livro 

 

A conferência também foi marcada pelo lançamento do livro “Locais de Crime com Explosivos: uma Metodologia Forense Interdisciplinar”, que reúne protocolos nacionais e internacionais, como os utilizados pelo FBI e BATFE. 

 

Com estudos de casos reais, a obra destaca métodos que garantem a preservação da cadeia de custódia e é voltado a peritos, técnicos, policiais, acadêmicos e profissionais do sistema de justiça. 

 

O livro conta com a colaboração de sete peritos oficiais de Alagoas: Diozenio Neto, Edson Júnior, Marcelo Velez, Paulo Rogério, Charles Mariano, chefe especial do Instituto de Criminalística de Maceió e Wellington Melo, perito-geral adjunto, sob a coordenação do perito criminal, especialista em explosivos, Gerard Deokaran. 

 

O livro contou também com a participação de peritos federais, professores universitários, policiais militares e técnicos em explosivos de outras regiões do Brasil. 

 

A participação da Polícia Científica de Alagoas na InterForensics 2025 demonstra o compromisso com o aperfeiçoamento constante da perícia criminal, o fortalecimento da cooperação interinstitucional e a valorização do trabalho técnico e científico como ferramenta essencial para a promoção da verdade e da justiça.