Cidades

Arapiraca fortalece rede de apoio à mulher vítima de violência com inauguração de nova Sala Lilás

28/08/2025
Arapiraca fortalece rede de apoio à mulher vítima de violência com inauguração de nova Sala Lilás

A rede de proteção à mulher vítima de violência em Arapiraca vem sendo fortalecida pelo trabalho conjunto de diversos setores. Nesta quarta-feira (27), foi inaugurada a primeira Sala Lilás instalada em uma universidade pública do Estado, localizada no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em uma cerimônia que contou com a presença da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher.

O objetivo do espaço é acolher e atender mulheres em situação de violência, representando um avanço significativo na rede de proteção a estas vítimas não apenas no município, mas também em toda a região do Agreste. A Sala Lilás oferecerá atendimento psicológico, jurídico e social para estudantes, servidores, terceirizadas e técnicas administrativas da instituição, além de realizar ações preventivas de combate à violência de gênero.

A secretária interina de Políticas Públicas para a Mulher, Paula Tainá, destacou que a iniciativa foi tomada a partir de diálogos que começaram ainda no início do ano, no mês de maio, quando foi discutida a necessidade da implantação de uma Sala Lilás na universidade.

“É uma alegria imensa ver a concretização desse trabalho. Ter esse espaço em um ambiente neutro, como a Universidade, é fundamental para acolher mulheres e enfrentar os dados alarmantes da violência de gênero. Precisamos estreitar laços entre os setores e unir forças para o enfrentamento deste tipo de violência”, destacou a secretária.

A Sala Lilás funciona de segunda a sexta, das 9h às 11h, 14h às 16h e 18h às 20h, em parceria com o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Uneal.

Na solenidade de inauguração, além da Gestão Municipal, docentes, técnicos e gestores da universidade, estiveram presentes também representantes da Patrulha Maria da Penha, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e a secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque.