Alagoas
PAA Leite garante alimentação saudável para crianças e fortalece agricultura familiar
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), vem ampliando os investimentos na agricultura familiar e nas políticas de inclusão produtiva, consolidando ações que já apresentam resultados concretos na redução da desnutrição e da insegurança alimentar no estado.
Um dos destaques é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – modalidade leite, que voltou em um novo formato em julho deste ano, comprando leite de mais de 3 mil pequenos produtores. O investimento previsto para este ano é de R$ 21,5 milhões, através de recursos do convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, assegurando a compra do leite a preços justos e garantindo renda para os produtores da agricultura familiar.
Além de reforçar a qualidade da alimentação oferecida na Primeira Infância, a iniciativa contribui para o fortalecimento do setor produtivo no campo.
“Estamos promovendo a inclusão produtiva de famílias do campo, que muitas vezes vivem em vulnerabilidade. O fortalecimento da produção agropecuária tem um papel fundamental por ser a base econômica de muitos municípios, levando alimentos saudáveis à mesa de quem mais precisa, no campo e na cidade”, afirma Aline Rodrigues, gestora da Seagri.
Segurança alimentar
Nos últimos anos, as políticas públicas integradas adotadas por Alagoas possibilitaram uma transformação social significativa. O estado retirou cerca de 400 mil pessoas da extrema pobreza, fortalecendo a agricultura familiar e oferecendo melhores condições de vida à população em situação de vulnerabilidade.
Com o PAA Leite, o produto é adquirido no campo chegando a 73 Creches Cria, sendo incorporado às cinco refeições diárias servidas às crianças. Com a execução do novo convênio, já foram distribuídos mais de 283 mil litros de leite de vaca e de cabra, alcançando 92 municípios, entre creches e 370 pontos de distribuição.
Além desses espaços, o programa também atende a 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), um cuidado importante para a saúde desse segmento da população dos municípios de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e União dos Palmares.
Para Aline Rodrigues, o impacto social desta iniciativa e de como ela se integra e contribui com o Programa Alagoas Sem Fome é fundamental para a diminuição dos índices vinculados à desnutrição e à insegurança alimentar.
“Alagoas se tornou referência nacional no enfrentamento à fome e exemplo de como políticas públicas planejadas podem transformar realidades, garantindo mais dignidade para milhares de famílias”, destaca a secretária de Estado.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2QUEDA DE ENERGIA
Apagão deixa Palmeira dos Índios sem energia por mais de três horas
-
3ELEIÇÕES
Candidato a reeleição, Renan Calheiros declara apoio a JHC para a outra vaga do Senado em 2026
-
4SEGURANÇA
Polícia Científica conclui laudo residuográfico do caso Gabriel Lincoln
-
5SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas