Esportes

Davide Ancelotti é questionado após eliminação do Botafogo

Técnico usou esquema criticado em derrota para LDU na Libertadores

Redação ANSA 22/08/2025
Davide Ancelotti é questionado após eliminação do Botafogo
Davide Ancelotti tem só três derrotas no Botafogo, mas todas elas em jogos importantes - Foto: ANSA/EPA

O técnico italiano Davide Ancelotti, filho do treinador da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, já sofre pressão no Botafogo após a eliminação para a LDU nas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Após ter ganhado em casa por 1 a 0, o atual campeão sul-americano foi derrotado em Quito por 2 a 0 e deu adeus à competição.

Uma das principais críticas da torcida botafoguense diz respeito ao esquema tático com três volantes escolhido por Davide Ancelotti para defender o resultado no Equador. Sem poder ofensivo, o alvinegro carioca foi pressionado pela LDU durante quase o jogo inteiro.

"Jogamos com a linha de defesa mais baixa para tirar a profundidade deles e defender cruzamentos. Eles cruzam muito, então três volantes eram para bloquear os chutes. Não é a maneira que o Botafogo quer jogar, mas tínhamos que nos adaptar", declarou o treinador na coletiva de imprensa após a partida.

Essa formação já era motivo de descontentamento da torcida na gestão de Renato Paiva, antecessor de Davide, que está em seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe profissional e acumula 11 jogos no comando do Botafogo, com seis vitórias, dois empates e três derrotas.

"Vou assumir toda a responsabilidade porque os jogadores se sacrificaram muito", garantiu o italiano. Apesar do aproveitamento numericamente positivo, as três derrotas de Davide foram significativas: além da eliminação para a LDU, o alvinegro perdeu em casa para Palmeiras e Cruzeiro, que brigam pelo título do Brasileirão.

Com isso, o atual campeão Botafogo está em quinto lugar no campeonato, com 29 pontos, 14 a menos que o líder e rival Flamengo. Em meio a questionamentos da torcida, o dono da SAF botafoguense, John Textor, publicou nas redes sociais um texto em apoio a Davide.

"Nós sentimos a dor juntos, um novo tipo de dor, porque não fomos bons o suficiente e não cumprimos nossas expectativas. Mas eu acredito nesse treinador e nesses atletas. Seguiremos em frente e vamos vencer de novo", garantiu.