Cidades
JHC apresenta ao prefeito de Belo Horizonte o projeto Ecoleta, sucesso em Maceió
Iniciativa, que substitui veículos de tração animal por triciclos elétricos, será implantada na capital mineira

O Ecoleta, projeto criado na gestão JHC, já é uma referência para outras cidades do Brasil de inovação e sustentabilidade. Nesta sexta-feira(22), o prefeito de Maceió, JHC, recebeu o prefeito de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Álvaro Damião, para apresentar a iniciativa e compartilhar experiências.
O programa pioneiro substitui veículos de tração animal por triciclos elétricos fornecidos pela Prefeitura e conscientiza sobre a importância de dar a destinação correta aos resíduos coletados. “Foi criado todo um ecossistema para tornar a iniciativa viável e sustentável, tendo os ecopontos como ponto de descarga de material e de recarga dos triciclos”, afirma JHC.
“E é um orgulho ter Maceió como precursora nessas iniciativas inovadoras que estão sendo exemplo para o Brasil e que ajudam o meio ambiente, o bem-estar animal, que está focando no futuro, preservando nossa fauna, nossa flora, deixando a cidade ainda mais limpa e com conscientização ambiental sobre a importância de tratarmos de temas como esses”, pontuou.
Para o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, boas ideias devem ser vistas de perto para serem adotadas por outras cidades. “A gente tem que ter humildade para poder reconhecer o que deu certo em outras capitais do País e que a gente possa levar para a nossa cidade. Maceió, através do Ecoletas, é modelo para o Brasil. Então a gente veio aqui para aprender, para poder ver e levar essa solução para a capital dos mineiros”, afirmou.

O diretor-presidente da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb), Moacir Teófilo, explica que para receber o veículo elétrico, o carroceiro precisa aderir ao programa, passar por um treinamento e tirar a CNH social disponibilizada pela Prefeitura e, em contrapartida, doa seu animal e passa a fazer o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular para levar até um dos oito ecopontos espalhados pela cidade, para que seja dada a destinação correta.
“O projeto visa fazer esse trabalho juntamente com os carroceiros para que eles possam participar do programa e deixar a iniciativa cada vez mais robusta”, frisa.
O carroceiro que adere ao programa é contratado pela Prefeitura e recebe um salário mínimo e benefícios. Os triciclos podem ser recarregados na estrutura sustentável dos ecopontos do Vergel e da Gruta de Lourdes e cada triciclo tem uma autonomia de 100km.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
3OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
4ENCERRANDO ESPECULAÇÕES
Marcelo Victor reafirma apoio a Renan Filho em meio a especulações políticas
-
5POLÊMICA
Bia Miranda quebra o silêncio sobre acidente e fim de namoro com Gato Preto