Alagoas
Médica do Hospital da Mulher de Alagoas orienta mães sobre amamentação correta e saudável

O aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, podendo ser prolongado até os primeiros 2 anos, para garantir o crescimento saudável da criança. A orientação é da médica Andréia Almeida, que atua na maternidade do Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió.
Segundo a especialista, o alerta tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação, que impacta na vida da criança para toda a vida. Para isso, no entanto, é necessário seguir práticas seguras e corretas para uma amamentação tranquila e eficaz para mãe e bebê.
“É importante que a mãe, antes de iniciar a amamentação, esteja em uma posição confortável com as costas e pés apoiados. O bebê precisa estar bem acomodado nos braços da mãe, com o braço para trás, para que a barriga do bebê fique em contato com o corpo da mãe. O queixo do bebê deve ficar encostado ao seio da mãe para que o nariz dele fique livre para respirar enquanto se alimenta”, explica Andréia Almeida.
A especialista destaca, ainda, que a mãe deve segurar a mama com a mão posicionada em “C” para que a criança abocanhe bem toda aréola, proporcionando sucção eficiente e evitando a pega incorreta, que acontece quando o bebê alcança apenas o mamilo. Com a pega correta, a mãe evita a formação de fissuras nos seios que prejudicam a amamentação, causam dores e até infecção como mastite.
“Variar as posições da mamada, manter a mama bem apoiada e passar algumas gotinhas do próprio leite sobre o mamilo ajudam na hidratação e proteção natural da pele. Evite o uso de sabonetes, álcool ou pomadas sem indicação, pois podem ressecar a região. Se houver dor persistente ou lesões, a mãe deve procurar o apoio de um profissional de saúde para avaliar e corrigir a pega”, orientou a profissional do Hospital da Mulher de Alagoas.
 (2).jpg)
Ela também ressaltou que existem outras posições alternativas para amamentar corretamente com o bebê sentado, mantendo a barriga dele junto ao corpo da mãe. A mãe ainda pode amamentar deitada, mantendo a barriga do bebê alinhada ao corpo dela e há também a opção da mamada invertida.
“Se o bebê estiver muito agitado no momento de se alimentar, é importante que seja acalmado para pegar adequadamente o seio. E se ele estiver sonolento, o ideal é aguardar que esteja ativo e com a boca bem aberta”, aconselha a médica obstetra.
Orientação e Acolhimento
O Hospital da Mulher também realiza ações internas para pacientes e servidores sobre a campanha de incentivo ao aleitamento, além de oferecer suporte à beira leito ou por meio da Sala de Apoio à Amamentação para puérperas que deram à luz na unidade hospitalar.
O espaço foi criado para fortalecer e apoiar pacientes e colaboradoras durante o processo de amamentação, e dispõe de profissionais especializados para orientar e acolher as mamães, poltronas e geladeira para armazenamento do leite materno.
 (1).jpg)
O ambiente é seguro para que mães e bebês sintam-se confortáveis enquanto o vínculo entre ambos se fortalece. A puérpera Francielly Abreu, mãe de primeira viagem, deu à luz ao pequeno Augusto na maternidade do Hospital da Mulher.
Com muitas dúvidas e inseguranças sobre a amamentação, ela encontrou nas profissionais do HM apoio, humanização e segurança para dar início ao processo de nutrir com amor o seu bebê.
“Estou sendo muito bem orientada em relação a amamentação. Já tirei muitas dúvidas, recebi orientação, que é muito importante para nós mamães para não desistirmos desse processo, que é um ato de amor”, relatou Francielly Abreu.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
3OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
4ENCERRANDO ESPECULAÇÕES
Marcelo Victor reafirma apoio a Renan Filho em meio a especulações políticas
-
5POLÊMICA
Bia Miranda quebra o silêncio sobre acidente e fim de namoro com Gato Preto