Cidades
Estudantes da EJA de Penedo aprendem a fazer sabão ecológico

Estudantes do período noturno da Escola Municipal Professor Wilton Lucena, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (21).
Dentro do programa de ensino desenvolvido no governo Ronaldo Lopes/Valdinho Monteiro, com foco na erradicação do analfabetismo em Penedo entre pessoas maiores de 18 anos, aliando a instrução formal com incentivo ao empreendedorismo e à educação ambiental, alunos e alunas da EJA participaram da produção artesanal de sabão, a partir da reutilização de óleo de cozinha.
A aula com didática simples e contato direto na produção foi apresentada para mais de 50 jovens e adultos de cinco turmas de diferentes ciclos da EJA, atividade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) coordenada por Kamyly Tereza, gerente de Educação Ambiental; Ana Licya, assessora técnica; e Laiane Vieira, estagiária do Ifal Penedo.
“A oficina de sabão ecológico é uma atividade que realizamos para alunos da EJA com objetivo de conscientizar sobre a importância de não descartar o óleo de cozinha usado em casa, mas sim reaproveitá-lo, transformando-o em algo útil e até mesmo em uma possível fonte de renda. O público é pensado justamente para adultos, pois são eles que fazem o uso diário. Utilizamos materiais de fácil acesso, muitos deles encontrados em casa, principalmente entre os produtos de limpeza”, explica Kamyly Tereza.

Durante a oficina, utilizando máscaras e luvas (EPIs), os alunos participaram da produção e acompanharam o passo a passo para preparar o sabão ecológico, desde a separação dos ingredientes até o resultado final. Ao término da aula, cada participante levou para casa uma barra do sabão, podendo comprovar a eficácia do que produziram em sala de aula.
“Além de oferecer uma alternativa de geração de renda, a oficina também cumpre um papel essencial de cuidado com o meio ambiente, já que o reaproveitamento do óleo evita a contaminação da água e do solo. Assim, a atividade se torna não apenas educativa, mas também transformadora, pois une conscientização ambiental, autonomia e sustentabilidade”, acrescenta a gerente de Educação Ambiental.
No início da aula, ‘a professora Kamyly’ perguntou quem gostaria de participar da produção, com a mão na massa. A aluna Maria Luzia dos Santos, com bastante disposição, levantou logo as duas e participou até o final da atividade. Ela contou sua experiência:
“Foi fácil aprender e fazer direitinho. Vou usar em casa e não vou mais jogar óleo na rua e nem no ralo. A gente tem que fazer o sabão ecológico porque é uma coisa muito boa, protege nossos rios. Além de cuidar do meio ambiente, ainda dá para ganhar um dinheirinho entre amigos e vizinhos. Foi tudo maravilhoso”, encerrou.

A aula temática de Educação Ambiental seguirá para outras unidades de ensino, em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Educação que também realiza contempla a criançada, com o Projeto Semeando o Amanhã.
Próximas aulas:
– Setembro – 25/09: Escola Municipal Cândido Toledo;
– Outubro – 16/10: Escola Municipal Santa Cândida;
– Novembro – 27/11: Escola Municipal Paulo VI;
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
3OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
4ENCERRANDO ESPECULAÇÕES
Marcelo Victor reafirma apoio a Renan Filho em meio a especulações políticas
-
5POLÊMICA
Bia Miranda quebra o silêncio sobre acidente e fim de namoro com Gato Preto