Geral

Jovem de 22 anos morre após reação alérgica grave durante tomografia com contraste em SC

Redação 22/08/2025
Jovem de 22 anos morre após reação alérgica grave durante tomografia com contraste em SC

A jovem Leticia Paul, de 22 anos, morreu após sofrer um choque anafilático durante a realização de uma tomografia com contraste no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, no Vale do Itajaí (SC). A família confirmou que a reação alérgica grave ocorreu na quarta-feira (20), menos de 24 horas antes do óbito.

Segundo relatos, Leticia chegou a ser entubada após a reação, mas não resistiu. Natural de Lontras, cidade vizinha, a jovem tinha histórico de cálculos renais e realizava exames de rotina. Formada em Direito, ela cursava pós-graduação em Direito e Negócios Imobiliários.

O velório ocorreu na quinta-feira (21), na Casa Mortuária Jardim Primavera, em Rio do Sul. Depois, o corpo foi levado ao Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú.

Em nota, o hospital afirmou lamentar a morte e se solidarizou com a família, reforçando que todos os procedimentos seguem protocolos clínicos de segurança.

O uso de contraste é comum em exames como tomografias, ressonâncias e radiografias, sempre sob indicação médica, com a função de realçar estruturas do corpo. Segundo o médico Murilo Eugênio Oliveira, especialista em radiologia, o método é considerado seguro, e reações adversas graves como a registrada neste caso são raras, embora possíveis.