Variedades

Você Bem Melhor aborda sintomas de distúrbios neurológicos

Vera Jardim 22/08/2025
Você Bem Melhor aborda sintomas de distúrbios neurológicos
Foto: Loren Ligabo / TV Aparecida

No sábado (23/8), às 16h, Dr. Rodrigo Gurgel traz mais um caso sobre sintomas de doenças e seus diagnósticos. Nesta edição do Você Bem Melhor, na TV Aparecida, Maria Estela vai contar a história de seu pai, Sebastião da Silva, e como sua enfermidade foi evoluindo, sem que percebessem como era sério o diagnóstico. E para falar sobre o problema, a produção convidou uma neurologista.

A convidada conta no programa que os sinais que seu pai vinha tendo surgiram na mesma época em que ela cuidava de sua mãe, que apresentava doença renal crônica. A senhora fazia hemodiálise há muito tempo e, nos últimos anos, estava muito debilitada e totalmente dependente, tanto da filha, quanto do marido.

Os primeiros sinais que o pai de Maria Estela, o senhor Sebastião da Silva, apresentou foram esquecimentos, desconfianças e até mesmo acusações. Ele guardava objetos e depois dizia que alguém tinha roubado ou que ele tinha perdido. E, como vinham passando por situações estressantes em relação à enfermidade da mãe, eles atribuíam os esquecimentos do pai ao cansaço.

Com o falecimento da mãe, há dois anos, os sintomas se intensificaram, cada vez mais, aumentando a preocupação pelo surgimento de sinais de agressividade. Foi necessário prendê-lo em casa, o que o deixava ainda mais nervoso.

Diante disso, a filha conseguiu uma consulta no posto de saúde com um médico neuropsiquiatra, que na época já cuidava de seu pai devido a convulsões. Por meio da análise médica e uma tomografia, chegaram ao diagnóstico final.

E para falar sobre o quadro do Sebastião, estará no programa a Dra. Nayara Curti, neurologista com vasto conhecimento e uma abordagem humanizada no cuidado de seus pacientes e familiares. Ela vai esclarecer dúvidas a respeito.

Você Bem Melhor, sábado, às 16h