Geral
Maior Simulador Universitário de Debates do Nordeste Realiza o Principal Evento de 2025

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) sediará, entre os dias 02 e 05 de Outubro de 2025, a SONU XXI — evento organizado majoritariamente por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O objetivo é promover debates sobre temas diversos relacionados à diplomacia e à geopolítica mundial, por meio de simulações de comitês multilaterais inspirados no modelo da ONU. Cada comitê é baseado em acontecimentos históricos e conta com participantes que atuam como delegados, representando países e posições diplomáticas.
Nesta 21ª edição, os comitês disponíveis serão: Israel vs. Palestina: Líderes em julgamento por crimes contra a humanidade (Benjamin Netanyahu e Yahya Sinwar); Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) – Combate ao Cartel de Medellín, fundado por Pablo Escobar; Committee of The United Nations Security Council (UNSC) – Regulation and Prevention of Conflicts Involving Nuclear Weapons; Gabinete do Presidente Costa e Silva – O ano de 1968 e o Ato Institucional nº 5; Senado Brasileiro – CPMI do Esquema PC Farias e Impeachment de Fernando Collor
Aberta a estudantes de diversas instituições e cursos distintos, e até mesmo de ensino médio, o evento oferece uma experiência imersiva no universo das simulações, promovendo discussões históricas, resolução de problemas e argumentação por parte dos participantes, digo, delegados. Uma das dinâmicas que mais difere o projeto de uma simulação normal, é que muitas vezes as decisões tomadas ao fim das seções, introduzidas por projetos de resolução, não necessariamente são iguais ao que de fato foi definido historicamente naquele comitê na vida real, essa autonomia aos participantes confere a SONU um status que poucas simulações pelo Brasil proporcionam. As inscrições podem ser feitas no site da organização www.sonu.com.br do dia 22 de agosto até o dia 18 de Setembro.
SOBRE O PROJETO
Por volta de 2004, um grupo de estudantes movidos pelo interesse e curiosidade de saber como funcionava a dinâmica dos sistemas de resolução de impasses diplomáticos internacionais, após cursarem a disciplina de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, decidiram recriar o ambiente da maior organização mundial, a ONU, simulando a comissão de direitos humanos. Assim, em dezembro do mesmo ano, nasce a SONU, o primeiro modelo a simular organismos internacionais no estado do Ceará.
Com o passar dos anos, o projeto cresceu, incorporando mais comitês e em 2006 uma novidade que permanece na organização até os dias de hoje: a criação do comitê de imprensa internacional, incluindo estudantes de Jornalismo na organização do projeto.
Em 2024, a SONU completou 20 anos de existência, realizando sua 20° edição. A “SONU 20”, como foi intitulada a edição do evento referente a 2024, foi histórica para o projeto, não só por comemorar 20 anos de existência, mais também por ter alcançado o número recorde de inscrições, com mais de 130, além de ter promovido um encontro entre vários dos membros que colaboraram com o projeto nesses mais de 20 anos de atuação.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
3OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
4ENCERRANDO ESPECULAÇÕES
Marcelo Victor reafirma apoio a Renan Filho em meio a especulações políticas
-
5POLÊMICA
Bia Miranda quebra o silêncio sobre acidente e fim de namoro com Gato Preto