Alagoas
Agosto Verde: Cria promove encontro intersetorial em defesa da primeira infância

Em alusão ao Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância, a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), promoveu na quinta-feira (21) o evento “Entre Chá, Cria e Saberes”, reunindo especialistas, gestores e convidados para um momento de trocas de experiências e aprendizados sobre políticas públicas voltadas à infância nos três pilares que compõem o Cria, sendo eles saúde, educação e assistência social.
A secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, destacou, na abertura oficial, a importância de espaços intersetoriais que reúnam diferentes olhares sobre o desenvolvimento infantil.
“O Agosto Verde é um período em que reafirmamos o compromisso do Estado com as crianças alagoanas. O evento de hoje é um espaço de diálogo e de fortalecimento das políticas de saúde, educação e assistência social para a primeira infância. Aqui podemos ouvir profissionais que marcaram suas respectivas áreas e entender o que melhorou de lá para cá e o que precisa ser melhorado”, ressaltou.
Na sequência, o assessor técnico Ricardo Tenório apresentou uma coletânea do conteúdo produzido pelo Cria ao longo dos anos, assim como os manuais da assistência social e da educação infantil, além de anunciar a disponibilização das publicações no site da secretaria.
Rodas temáticas
A programação contou ainda com Rodas Temáticas, que abordaram três eixos fundamentais: Saúde, Educação e Assistência Social. Na área da Saúde, a professora da Ufal Regina Santos conduziu a exposição “Cuidados essenciais durante a gravidez, o parto e os primeiros meses do bebê”. Em seguida, na educação, a professora Maria de Jesus apresentou os avanços recentes no campo da Educação Infantil.
No eixo da Assistência Social, a professora Martha – assistente social, especialista em Seguridade Social, mestre e doutora em Serviço Social pela UFPE – mediou o tema “Direitos Sociais das Crianças, Casas de Acolhimento e Cuidados Responsivos”.
Construção coletiva
Após as exposições, o evento abriu espaço para contribuições de convidados e gerências, fortalecendo o caráter colaborativo da iniciativa, que tinha como propósito primordial, a troca de experiência entre as diversas áreas que compõem o desenvolvimento infantil.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
3OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
4ENCERRANDO ESPECULAÇÕES
Marcelo Victor reafirma apoio a Renan Filho em meio a especulações políticas
-
5POLÊMICA
Bia Miranda quebra o silêncio sobre acidente e fim de namoro com Gato Preto