Alagoas

Chamada Nordeste é apresentada aos setores produtivos de Alagoas

Livia Leão, com Assessoria Fiea 22/08/2025
Chamada Nordeste é apresentada aos setores produtivos de Alagoas
Secretária Alice Beltrão destacou que a Chamada Nordeste representa uma grande oportunidade de transformar o potencial de Alagoas - Foto: Ascom Sedics

Representantes do setor produtivo estiveram reunidos, na quinta-feira (21), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no bairro do Farol, para conhecer os detalhes da Chamada Pública Nordeste. A iniciativa disponibiliza um pacote de apoio financeiro estimado em R$ 10 bilhões para empresas brasileiras e cooperativas que promovam ou planejam realizar investimentos nos estados nordestinos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

As inscrições para os projetos estão abertas até 15 de setembro de 2025, com divulgação dos resultados prevista para 28 de novembro, nos sites da Sudene, do Consórcio Nordeste e das instituições financeiras parceiras.

Os interessados devem preencher o Formulário de Apresentação de Propostas (FAP), disponível em forms.finep.gov.br/forms/externo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

Os recursos poderão ser acessados por meio de crédito, participação acionária, subvenção econômica ou recursos não reembolsáveis. Cada projeto deve ter orçamento superior a R$ 10 milhões e estar alinhado a uma das linhas temáticas: Energias Renováveis (com foco em armazenamento), Bioeconomia (voltada para fármacos) e Descarbonização (com foco em hidrogênio verde).

A chamada tem como objetivo fomentar planos de negócios alinhados à Nova Indústria Brasil, política que propõe a reindustrialização do país com base em seis missões estratégicas definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

A iniciativa resulta de uma ampla articulação entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Consórcio Nordeste, o BNDES, a Finep, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal, cujos representantes participaram do encontro.

Durante a abertura, o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, destacou a importância do momento para o setor industrial.

“Precisamos unir esforços, compartilhar conhecimento e ampliar o fortalecimento institucional das empresas alagoanas para ocuparmos nosso espaço de liderança na pauta da inovação e da sustentabilidade”, afirmou.

Já a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, ressaltou a relevância da união regional para atrair novos investimentos:

“A Chamada Nordeste representa uma grande oportunidade de transformar o potencial do nosso estado e da região em resultados concretos para a economia e para a geração de empregos. Esse movimento de integração entre governos, instituições financeiras e setor produtivo é fundamental para que o Nordeste avance cada vez mais em direção a um desenvolvimento econômico sustentável”, declarou.

Inscrições

Os empresários alagoanos contarão ainda com o apoio técnico do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para a inscrição de seus projetos, oferecendo serviços como revisão de planos de negócios, adequação às exigências da chamada e apoio direto à submissão. O atendimento pode ser solicitado pelos telefones (82) 2121-3085 e 2121-3109.

O evento contou com a presença do vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho; do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; dos analistas de Fomento da Finep no Nordeste, Rafaelly Fortunato e Douglas Freitas, além do gerente do Regional Nordeste, Ossi Ferreira. Também participaram a superintendente regional do Banco do Brasil em Sergipe, Solange Barbosa; Romero Paes, representante do BNDES; o superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) em Alagoas, Sidinei Reis; e o gerente regional de Negócios da Caixa Econômica Federal, Kleber Jurema.