Alagoas
Fapeal promove Marco Zero do Tecnova 3

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), deu início à gestão dos projetos selecionados no Edital Tecnova III AL.
Serão 22 empresas, as melhores dentre 128 propostas, que vão receber subvenção econômica com recursos do Governo de Alagoas e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.
O Marco Zero Tecnova III AL é um ponto de partida para esses projetos, que foram escolhidos criteriosamente por sua qualidade, viabilidade e potencial de impacto econômico e social. Ele foi programado para apresentar outras oportunidades de desenvolvimento para impulsionar as empresas comtempladas, incrementando o financiamento.
.jpg)
Além do networking, houve a apresentação daquilo que diversos laboratórios de pesquisa e outros parceiros atuantes no ecossistema de inovação alagoano têm para oferecer a essas startups, em termos de soluções, infraestrutura e conhecimento científico, enquanto suporte estratégico a essas empresas.
O principal parceiro do Tecnova III AL é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebre). E, durante toda a sua trajetória, as empresas também vão poder com o Mentoring Team, o time de mentores do Governo de Alagoas, que funcionam como assessoria especializada (e gratuita) nas áreas de Marketing e Comunicação; Jurídica e Propriedade Intelectual; Administrativa e Financeira; Tecnologia da Informação e Vendas, Operações e Sucesso do Cliente.
E mais: “Pela primeira vez, vamos ter aceleração e internacionalização. A gente acredita que isso vai dar um suporte muito bom para vocês avançarem com os projetos. A gente sabe que tem toda uma parte de negócio para escalar”, explicou Thais Macieira, gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da Finep. As empresas Uglobally e Softex estarão à disposição das startups selecionadas no Edital Tecnova III AL.
O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, explicou que a fundação está atuando por toda a cadeia de ciência e tecnologia de Alagoas, desde o fomento da cultura científica na educação básica até o fomento das empresas de base tecnológica:
“Isso é importante porque não se tem tecnologia sem conhecimento, sem gente bem formada, e temos uma situação muito favorável hoje, em Alagoas, pelos resultados que estão sendo alcançados. Esse ecossistema não só cresceu em quantidade, mas também em qualificação, e nessa interface com o setor produtivo e com o setor governamental. Que vocês tenham bons resultados, que faturem, gerem receitas, lucros e empregos para Alagoas”, incentivou o gestor.
O diretor-técnico do Sebrae, Keylle Lima, reforçou: “O Sebrae tem feito uma mudança de paradigma em relação às questões de investimento”, enfatizando que o órgão está à disposição para tudo em que for cabível auxiliar as empresas do Tecnova III AL.
Networking
Outros parceiros que apresentaram mais oportunidades de serviços e networking foram a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), que trabalha com crédito para negócios; a Fundação Universitária de Desenvolvimento, de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Fundepes), que dispõe de financiamento, laboratório e equipamentos; o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), apresentando seus laboratórios tecnológicos, dos campi de Maceió, Arapiraca e Batalha, e o Senai Hub de Inovação e Tecnologia (HUB Senai), voltado à indústria 4.0 e aceleração.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
2ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
3OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
4ENCERRANDO ESPECULAÇÕES
Marcelo Victor reafirma apoio a Renan Filho em meio a especulações políticas
-
5POLÊMICA
Bia Miranda quebra o silêncio sobre acidente e fim de namoro com Gato Preto