Cidades
Mais uma conquista: Penedo passa a integrar a 1ª Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes

Ao integrar oficialmente a 1ª Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes (Rede DTI Brasil), Penedo escreve uma nova página importante em sua trajetória. O lançamento oficial se deu nesta quinta-feira (21), durante o Salão Nacional do Turismo, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Com a conquista, o município passa a figurar entre as cidades que lideram a inovação, a sustentabilidade e a transformação digital do setor turístico no Brasil. No evento, Penedo foi representada por Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), e Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa.

O lançamento contou com a presença de representantes dos 27 municípios participantes e de instituições parceiras como o Sebrae Nacional, Ministério do Turismo, CNC, ANSEDITUR e BID.
A iniciativa é coordenada pela empresa GKS Inteligência Territorial, responsável pela articulação da rede e pelo desenvolvimento do plano de trabalho em conjunto com os municípios integrantes. O planejamento estratégico da Rede DTI Brasil está estruturado em cinco eixos principais: fortalecimento da governança através da gestão colaborativa; estruturação de indicadores estratégicos; valorização de boas práticas de sustentabilidade e inovação; mapeamento das necessidades formativas; e consolidação oficial da marca e a participação em eventos nacionais de turismo.
Para Jair Galvão, integrar a rede representa muito mais do que um selo, é uma oportunidade concreta de consolidar a vocação turística de Penedo com inovação, sustentabilidade e protagonismo local. “Alinhados aos cinco eixos estratégicos da Rede DTI Brasil, vamos impulsionar governança colaborativa, inteligência de dados, qualificação continuada e visibilidade nacional, com entregas reais que transformem o turismo de Penedo em exemplo para o Brasil”, explicou.

A Rede DTI Brasil é resultado de esforço coletivo entre os municípios e instituições parceiras e teve todo o trabalho iniciado no ano de 2023.
Mais lidas
-
1TREMOR
Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano
-
2OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
3ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
4OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
5DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados