Brasil
Defesa de Jair Bolsonaro afirma estar surpresa com indiciamento de ex-presidente

A defesa de Jair Bolsonaro se mostrou surpresa, nesta quinta-feira (21), ao declarar que o cliente não descumpriu nenhuma medida cautelar imposta previamente pela Justiça brasileira. A declaração acontece no âmbito do indiciamento do ex-presidente em um inquérito da PF junto do filho Eduardo Bolsonaro.
A decisão que levou ao indiciamento de Jair aponta para uma atuação conjunta de pai e filho perante o governo dos Estados Unidos para submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) "ao crivo de outro Estado estrangeiro".
Em posicionamento oficial, a defesa de Bolsonaro declarou que se manifestará em momento oportuno às autoridades competentes, de acordo com nota obtida pela Agência Brasil.
"Os elementos apontados na decisão serão devidamente esclarecidos dentro do prazo assinado pelo ministro relator, observando-se, desde logo, que jamais houve o descumprimento de qualquer medida cautelar previamente imposta."
Bolsonaro pediu ajuda para advogado de Trump
O relatório da Polícia Federal que investiga as ações de Jair por crime de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito mostram que o ex-presidente pediu ajuda para um dos advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Martin de Luca, representante da rede social Rumble e da empresa Trump Media & Technology Group, foi procurado por Jair para "melhorar a comunicação em relação ao tarifaço". Por áudio, em conteúdo divulgado pelo portal G1, o acusado agradece as ações de Trump e declara que a "questão da liberdade tá muito acima da questão econômica".
“Martin, peço que você me oriente também, me desculpa aqui tá, minha modéstia, como proceder. Eu fiz uma nota, acho que eu te mandei. Tá certo? Com quatro pequenos parágrafos, boa, elogiando o Trump, falando que a questão de liberdade tá muito acima da questão econômica. A perseguição a meu nome também, coisa que me sinto muito... Pô, fiquei muito feliz com o Trump, muita gratidão a ele. Me orienta uma nota pequena da tua parte, que eu possa fazer aqui, botar nas minhas mídias, pra chegar a vocês de volta aí. Obrigado aí. Valeu, Martin.”
Segundo a PF, áudios como este indicam que Jair tentou alinhar interesses de um Estado estrangeiro contra o Brasil para benefício próprio. O entendimento de aliados do ex-presidente é que este é um dos trechos mais delicados entre todos revelados na última quarta-feira (20).
Mais lidas
-
1TREMOR
Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano
-
2OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
3ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
4OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
5DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados