Cidades
Descubra como o treino funcional pode melhorar a rotina e gerar bem-estar
Projeto da Semesp oferece treinos gratuitos de segunda a sexta, na orla de Pajuçara

Os benefícios do treino funcional são inúmeros e ultrapassam a ideia comum de que a prática serve apenas para emagrecer. Comprovadamente eficaz para a melhora da saúde, o funcional atua no fortalecimento muscular, no ganho de resistência, na agilidade e na mobilidade, impactando diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.
Em Maceió, quem deseja começar a prática conta com o Funcional para Todos, projeto gratuito da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp), que tem transformado a rotina de centenas de pessoas.
O treinamento funcional é uma prática cada vez mais recomendada por profissionais de saúde e educação física, principalmente por oferecer benefícios que vão muito além da perda de peso. Ao trabalhar movimentos naturais do corpo, como correr, agachar e saltar, a atividade promove uma série de melhorias físicas e emocionais que impactam diretamente na qualidade de vida.
Entre os principais ganhos estão a redução do estresse e da ansiedade, já que os exercícios estimulam a liberação de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar. Além disso, a modalidade fortalece diferentes grupos musculares de forma integrada, contribuindo para a definição, aumento de força e resistência.
De acordo com o professor do projeto, Henrique Mota, outro ponto de destaque é a proteção das articulações. Segundo Mota, ao reforçar os músculos de sustentação, o funcional ajuda a reduzir dores e desconfortos, tornando-se um aliado importante tanto para idosos quanto para pessoas que lidam com limitações físicas.
“A prática também melhora a postura e a coordenação, graças ao desenvolvimento da memória muscular, que torna os movimentos mais eficientes no dia a dia. Os exercícios ainda incorporam alongamentos, ampliando a mobilidade e a flexibilidade corporal, fatores essenciais para prevenir lesões e rigidez muscular”, disse Henrique.

Com alto gasto calórico, o funcional também acelera o metabolismo e contribui para o emagrecimento, ao mesmo tempo em que fortalece o condicionamento físico global. “Isso significa mais resistência cardiorrespiratória, melhora na capacidade pulmonar e gera maior disposição para atividades cotidianas. Sem contar que é de fácil adaptação a diferentes perfis, sendo uma modalidade indicada tanto para atletas que buscam performance quanto para iniciantes e idosos, por ser uma atividade de baixo impacto e de grande acessibilidade”, explicou o professor.
Sobre o Funcional para Todos
Ao longo de mais de um ano de atividade, mais de cinco mil pessoas participaram do projeto. Com turmas de cerca de 40 alunos em média, as aulas são acompanhadas por profissionais e estagiários de Educação Física, garantindo segurança e orientação individualizada.
Outro destaque é o baixo custo para os cofres públicos: os equipamentos utilizados, como corda naval, escada de agilidade, medicine ball, cones e halteres, têm vida útil de até seis meses e permitem um trabalho dinâmico e eficiente.
Devido à alta procura e aos resultados positivos observados, o secretário Francisco Nascimento (Chicão) ressaltou que a Secretaria Municipal de Esporte estuda a expansão do projeto Funcional para Todos.
"A adesão tem superado nossas expectativas, e vemos um impacto significativo na qualidade de vida dos participantes. Por isso, estamos planejando criar novas turmas, horários e até levar o projeto para outros pontos da cidade, garantindo que mais maceioenses possam usufruir dos benefícios dessa prática", afirmou Chicão.
Como participar
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em quatro turmas diárias: às 5h30, 6h30, 16h e 17h, na Praça Gerônimo Siqueira, em frente ao Restaurante Novo Dragão, na orla de Pajuçara. O espaço, de frente para o mar e integrado ao projeto Praia Acessível, oferece estrutura adequada para receber pessoas de todas as idades, inclusive aquelas com algum tipo de limitação física.
A participação é gratuita, mas requer inscrição on-line pelo aplicativo Mude-Yoga e Fitness, disponível para sistemas Android e iOS. Na plataforma, o aluno realiza o cadastro, agenda suas aulas e acompanha seu próprio progresso.
Mais lidas
-
1TREMOR
Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano
-
2OBITUÁRIO
Morre o palmeirense Duda Rodrigues aos 61 anos
-
3ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
4OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
5DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados