Alagoas

Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza atividades do Agosto Dourado com gestantes

Tony Medeiros / Ascom HEA 20/08/2025
Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza atividades do Agosto Dourado com gestantes
Dicas de posicionamento, acolhimento e esclarecimento de dúvidas marcam as ações da Uepnar - Foto: Tony Medeiros / Ascom HEA


A Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), implantada no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza uma programação especial em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O serviço funciona por meio de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Primeira Infância (CRIA).

As atividades reúnem pacientes da unidade em momentos de aprendizado e descontração. Entre as ações, ocorrem palestras educativas na sala de espera, realização de brincadeiras em forma de quiz para esclarecer verdades e mitos sobre o aleitamento materno, além da distribuição de brindes.

“A Uepnar realiza, este mês, uma série de atividades para enaltecer o Agosto Dourado e conscientizar as gestantes sobre a importância da amamentação. Durante os encontros, passamos dicas de posicionamento, de acolhimento e de como tornar esse momento mais tranquilo para mães e bebês. Toda a equipe se engaja nessas ações e acreditamos que plantamos sementes para fortalecer, ainda mais, a prática do aleitamento”, afirma a coordenadora da unidade, a enfermeira Rose Daniele.

 

Beneficiada

 

Para a gestante Poliana Inácio, de 26 anos, moradora de Batalha, participar das ações significa reforçar e ampliar conhecimentos. Ela está grávida de cinco meses do seu quinto filho, Neemias.

 

“Eu acho maravilhoso. Temos nossas dúvidas esclarecidas. As mães de primeira viagem, principalmente, ficam mais seguras. E mesmo eu, que já sou mãe, ainda tenho questionamentos que foram respondidos justamente nestas atividades”, disse.

  

A  gestante Maria Gabriela Farias Pereira, de 28 anos, também de Batalha, grávida de sete meses da sua segunda filha, Kemily, relata que a experiência traz um aprendizado transformador. A primeira gestação da sertaneja ocorreu em São Paulo, quando ela tinha apenas 17 anos, e, segundo ressaltou, não teve acesso a orientações. 

  

"Amamentei minha filha apenas sete dias. Não conseguia tirar leite. Fiquei desesperada e sem saber o que fazer. Agora, com as técnicas que aprendi aqui na Uepnar, meu pensamento mudou totalmente. Vou fazer diferente e sei que será muito mais fácil”, relatou.

 

Uepnar



Referência para gestantes de alto risco da II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, a Uepnar é um espaço de acolhimento, orientação e cuidado integral com pacientes que enfrentam situações delicadas durante a gestação.