Geral

39ª Semana de Biologia tem programação que une ciência e sociedade

Evento acontece de 1º a 5 de setembro e é aberto a toda comunidade

Por Maria Villanova – estudante de jornalismo 20/08/2025
39ª Semana de Biologia tem programação que une ciência e sociedade

Valorização do conhecimento, divulgação científica, integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Tudo isso no evento mais longevo promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal): a 39ª Semana de Biologia (SemaBio) que, este ano, acontece de 1º a 5 de setembro, com atividades que ocuparão os espaços e corredores do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, de cor, vida e aprendizado.

Sob coordenação do professor Marcos Vital, a edição 2025 da SemaBio recebeu a inscrição de 127 trabalhos de alunos de graduação e de pós, pesquisadores de todos os campi da Ufal e de outras instituições, que apresentarão seus estudos em oficinas, palestras, mesas-redondas e minicursos. As atividades serão integrativas, incentivando a participação e a interação.

Este ano, a SemaBio acontecerá em conjunto com o primeiro Simpósio Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (SIPPOS) do ICBS, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e será um importante espaço para troca de conhecimento, fortalecimento da pesquisa e construção de parcerias com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) e o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos (PPG-DIBICT). O SIPPOS trará importantes discussões sobre Biodiversidade, Saúde e Ensino.

“A SemaBio e o SIPPOS serão locais de integração entre todas as áreas do ICBS, trazendo todas as temáticas trabalhadas em um só lugar, em um ambiente de troca, parceria e construção de novos conhecimentos. Esse é o nosso diferencial. Será uma oportunidade de apresentar trabalhos, discutir, aprender, expandir sua consciência, possibilidades de parcerias, inclusive, para o futuro”, contou Luana Mendonça, vice-coordenadora da SemaBio 2025.

Tradição que motiva a comunidade discente

O evento é um dos mais aguardados pelos estudantes de ciências biológicas, pois veem na SemaBio uma vitrine para apresentar ideias, estudos, pesquisas e trabalhos realizados nos programas de iniciação científica ou na sala de aula. Um passo importante na trajetória científica e no fortalecimento da confiança do próprio trabalho desenvolvido.

É o caso de Natália Bandeira, estudante do 7° período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. “A SemaBio oferece um espaço familiar e acolhedor para apresentarmos nossos trabalhos acadêmicos. Além disso, é uma oportunidade para conhecer novas pessoas e entrar em contato com trabalhos diversos, tanto de colegas quanto de pessoas novas. Vou apresentar um resumo do meu Pibic [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica] do último ciclo, que utiliza o método culturomics para avaliar o interesse brasileiro por espécies de anfíbios endêmicos do Brasil, usando a quantidade de visualizações na Wikipédia como indicador desse interesse. Estou bastante animada”, contou.

A longevidade da SemaBio, consolidada ao longo de suas edições, é vista por estudantes e pesquisadores como um sinal de credibilidade, relevância e importância. A trajetória do evento torna-o um dos mais importantes do calendário acadêmico e incentiva os estudantes a se engajarem ainda mais, na certeza de que suas contribuições serão ouvidas e valorizadas. Nesse espaço onde a pesquisa é a estrela, cria-se um ambiente fértil para a construção de conhecimento coletivo, integração entre estudantes e pesquisadores e fortalecimento das redes de colaboração científica.

Arte, movimento e desenvolvimento sustentável

Além da troca de conhecimento científico, o evento promoverá também o incentivo ao desenvolvimento sustentável com uma feirinha colaborativa. São dez vagas disponibilizadas para a comunidade acadêmica da Ufal, tendo preferência por estudantes de graduação e pós de ciências biológicas. Todo lucro será do vendedor, que deverá informar previamente os produtos que serão comercializados, conforme edital.

O incentivo à cultura também é um grande diferencial no SemaBio. A abertura e o encerramento do evento contarão com a realização de um Sarau Cultural, no auditório Vera Rocha, localizado no Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF). Também haverá manifestações artísticas (encenação, recitais e apresentações musicais), que podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Também serão realizadas as exposições de Produto Educacional e de Fotografia e Ilustração Científica Gabriel Skuk, onde os selecionados terão seus trabalhos expostos no hall do ICBS durante todo o evento. Para mais informações sobre as categorias, acesse o edital .

Mais informações sobre a SemaBio, acesse aqui.

Professor Marcos Vital coordena as atividades da Semabio 2025
Luana Mendonça, vice-coordenadora da SemaBio 2025
Natália Bandeira, estudante do 7° período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, vai apresentar trabalho na SemaBio 2025