Economia
Comissão do Senado aprova nomes para Aneel e ANP com apenas 1 voto contrário
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nesta terça-feira, 19, a indicação de quatro nomes para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Houve apenas 1 voto contrário em um quórum de 21 parlamentares. Agora os nomes só precisam do aval do plenário.
Artur Watt Neto deverá ocupar o cargo de diretor-geral da ANP, enquanto Pietro Adamo Sampaio Mendes ocupará, se houver aval do Plenário, o cargo de diretor da mesma agência. Willamy Moreira Frota e Gentil Nogueira de Sá Júnior foram aprovados na Comissão para a diretoria da Aneel.
Desde o ano passado os nomes estão sendo articulados e, como resultado das negociações prévias, houve rápido despacho na Comissão, sem questionamentos prolongados.
A edição mais intensa foi o prazo de renúncia dos indicados às agências reguladoras que atualmente estão ocupando cargos em empresas e entidades eventualmente reguladas pelos órgãos. O acordo fechado permite que a desincompatibilização seja efetivada após aprovação em plenário.
Pietro Mendes atualmente é presidente do Conselho de Administração da Petrobras e precisará renunciar. Já Gentil Nogueira, até então integrava o conselho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Haverá o prazo de 24 horas para a comprovação da renúncia após aprovação dos nomes em plenário.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Condenação histórica no TRE: ex-deputado Severino Pessoa é mantido culpado por coação eleitoral em Arapiraca
-
2FUTEBOL
Em meio à invasão de torcedores, Sampaoli admite interesse no Santos: 'Um grande desafio'
-
3COMISSÃO EUROPEIA
Meloni se opõe à proposta de Macron de enviar forças de paz europeias para a Ucrânia, diz mídia
-
4POLÍCIA
Preso suspeito de envolvimento em morte de agiota encontrado carbonizado em Alagoas
-
5ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios