Cidades
MP abre inquérito para investigar permuta irregular de imóvel em terra indígena em Palmeira dos Índios

O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Palmeira dos Índios, instaurou nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, um inquérito civil para apurar se a antiga administração municipal utilizou recursos públicos de forma irregular ao adquirir um imóvel localizado em território indígena .
A investigação foi motivada por uma representação encaminhada pela Defensoria Pública da União (DPU), que indicou possíveis infrações político‑administrativas e desvio de finalidade na aplicação do patrimônio municipal.
O promotor Ricardo de Souza Libório destacou que o procedimento busca identificar responsabilidades e verificar a legalidade do ato administrativo, núcleo central da apuração.
Entre as primeiras providências adotadas estão o registro do inquérito no sistema do MPAL, a comunicação ao Conselho Superior do Ministério Público e ao Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, além de requisições de informações à Receita Federal e outras diligências consideradas essenciais.
O inquérito civil segue em andamento, com o MPAL reunindo provas e realizando diligências para esclarecer se houve irregularidades na ação da gestão anterior da prefeitura.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Condenação histórica no TRE: ex-deputado Severino Pessoa é mantido culpado por coação eleitoral em Arapiraca
-
2COMISSÃO EUROPEIA
Meloni se opõe à proposta de Macron de enviar forças de paz europeias para a Ucrânia, diz mídia
-
3ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
4POLÍCIA
Preso suspeito de envolvimento em morte de agiota encontrado carbonizado em Alagoas
-
5RÚSSIA
Ucrânia não vai parar por nada, afirmou Zakharova sobre ataque de Kiev a oleoduto russo