Cidades

DMTT emite credenciais e promove atividades lúdicas no bairro Cruz das Almas

Iniciativa reforçou conscientização sobre o uso correto das vagas exclusivas e promoveu ações educativas para crianças e pessoas com deficiência

19/08/2025
DMTT emite credenciais e promove atividades lúdicas no bairro Cruz das Almas
Equipe do DMTT realiza atividades e atendimento à população no bairro Cruz das Almas. - Foto: Ascom DMTT

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou, no último sábado (16), uma ação educativa inclusiva em uma concessionária de veículos no bairro Cruz das Almas. Educadores de trânsito utilizaram o tapete interativo para realizar atividades lúdicas com crianças, incluindo aquelas com síndrome de Down, e convidaram o público a conhecer a viatura ostensiva, promovendo aprendizado de forma prática e divertida.

Alex Carnaúba, educador e agente de trânsito do DMTT, destacou a importância da ação. “Buscamos trabalhar a conscientização desde cedo, com atividades lúdicas e inclusivas, mostrando às crianças e jovens a importância de respeitar as vagas prioritárias e as regras de trânsito de forma divertida”, afirmou.

A equipe da Gerência Técnica de Cadastros Especiais (GETEC) também esteve no local oferecendo atendimento gratuito à população. A atividade teve como foco a emissão e renovação de credenciais de estacionamento para idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência.

Thiago de Camargo Lucas, gerente da GETEC, reforçou o resultado positivo do evento. “Foi uma ação bastante inclusiva, com emissão e renovação de credenciais, reforçando nossa prioridade que é assistencial. Mais do que entregar documentos, buscamos conscientizar sobre a importância do uso correto das vagas exclusivas, sempre evitando o uso indevido desses direitos”, declarou.

A credencial tem validade de cinco anos e pode ser solicitada mediante apresentação de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Para pessoas com deficiência, é necessário também o laudo médico com o CID da patologia correspondente.

Com iniciativas como essa, o DMTT reforça seu compromisso em promover um trânsito mais inclusivo e acessível para todos em Maceió. Vale lembrar que estacionar indevidamente em vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência é uma infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.