Economia
Ibovespa tem queda firme com temor de maior tensão entre Brasil e EUA

O Índice Bovespa opera em forte queda nesta terça-feira, 19, comandada pelas ações de bancos. O recuo reflete a percepção de que o embate político entre Estados Unidos e Brasil pode ter ingressado em um novo e intrincado capítulo na segunda-feira, 18, com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino visando barrar as sanções adotadas pelo governo norte-americano a Alexandre de Moraes, também ministro da Corte.
Com os bancos pressionados entre a lei Magnitsky e o STF, analistas e investidores temem que a crise tome proporções maiores, com reflexos na economia.
"É difícil precificar as consequências se os bancos brasileiros forem cortados do sistema financeiro internacional. São bancos que operam internacionalmente e qualquer problema nessa linha seria muito ruim pro Brasil", afirma Bruno Takeo, estrategista da Potenza Capital.
Na avaliação de Alison Correia, analista de investimentos e cofundador da Dom Investimentos, a complexidade da situação, a partir dos desdobramentos mais recentes do episódio, levam o mercado a adotar uma postura cautelosa, até que se compreenda melhor o alcance das últimas medidas.
"Hoje o mercado promove uma correção nos preços das ações, levando em conta que ainda há gordura para queimar. O investidor opta por buscar proteção para tentar entender realmente até que ponto a disputa entre os dois países pode impactar o mercado. Como tudo é muito novo, é muito difícil estimar os desdobramentos. Na dúvida, o investidor está comprando dólar e vendendo bolsa", afirma o analista.
Às 11h45, o Ibovespa tinha 134.785,81 pontos, em queda de 1,85%. No setor financeiro, as maiores quedas eram de Banco do Brasil ON (-4,13%), Santander (3,37%) e B3 ON (-3,34%).
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Condenação histórica no TRE: ex-deputado Severino Pessoa é mantido culpado por coação eleitoral em Arapiraca
-
2COMISSÃO EUROPEIA
Meloni se opõe à proposta de Macron de enviar forças de paz europeias para a Ucrânia, diz mídia
-
3ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
4RÚSSIA
Ucrânia não vai parar por nada, afirmou Zakharova sobre ataque de Kiev a oleoduto russo
-
5TRÂNSITO
Acidente em Marechal Deodoro deixa três mortos e dois feridos na BR-424