Geral

Celso Sabino celebra recordes e novos incentivos do setor de Turismo

Pesquisa Mensal de Serviços indica que o setor cresceu 6,6% no primeiro semestre em comparação a 2024, puxado por aumento da demanda de transporte aéreo, hospedagens e restaurantes

Secom/Presidência da República 19/08/2025
Celso Sabino celebra recordes e novos incentivos do setor de Turismo
Sabino: 'O resultado concreto é que o brasileiro nunca viajou tanto dentro do país como hoje e nós nunca recebemos tantos estrangeiros quanto estamos recebendo hoje - Foto: Diego Campos / Secom / PR

Durante participação do ministro Celso Sabino (Turismo) no Bom Dia, Ministro desta terça-feira, 19 de agosto, o titular da pasta destacou o desempenho histórico do setor no primeiro semestre de 2025 e elencou novas medidas para democratizar as viagens no país. De acordo com Sabino, o Brasil vive um novo momento: “Demos uma grande virada no turismo, viramos a chave. Nunca mais o turismo será como era antes”.

De acordo com informações da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), o setor cresceu 6,6% no primeiro semestre em comparação a 2024, puxado pelo aumento da demanda em transporte aéreo, hospedagens e restaurantes. Estados como Rio de Janeiro (+14,2%), Bahia (+9,3%) e Rio Grande do Sul (+9,4%) registraram os maiores avanços. O desempenho também teve destaque internacional: segundo a Organização das Nações Unidas, o Brasil entrou pela primeira vez no ranking dos dez países que mais cresceram no turismo mundial, ocupando a segunda posição entre janeiro e junho de 2025.

“Nunca investimos tanto em promoção turística fora do país quanto agora. E nunca investimos tanto em promoção do turismo dentro do Brasil como estamos investindo agora. O resultado concreto é que o brasileiro nunca viajou tanto dentro do país como hoje e nós nunca recebemos tantos estrangeiros quanto estamos recebendo hoje”, afirmou.

CAPACITAÇÃO — O ministro ressaltou o investimento em capacitação de profissionais para atender à expansão da atividade como um dos elos estratégicos desse processo. “Estamos com dezenas de milhares de cursos em todo o país, formando em idiomas, no setor hoteleiro, no receptivo e em agências de viagem. Posso dizer que a área mais beneficiada com a expansão é o setor hoteleiro”.

INCLUSÃO — Sabino também apresentou iniciativas que ampliam o acesso dos brasileiros às viagens. Uma das novidades é o desconto de 15% em hospedagens para professores da rede pública e privada e para mulheres que viajam sozinhas. O benefício é resultado de parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e está disponível durante todo o ano. “Nosso governo tem uma ação forte para a inclusão de pessoas no turismo. Os professores merecem conhecer o Brasil, porque são eles que ensinam às nossas crianças e jovens a cultura e a história do país. E sabemos que muitas mulheres, por diferentes motivos, têm receio de viajar sozinhas. O desconto de 15% garante a elas mais segurança e oportunidades para viver experiências pelo Brasil”.

SALÃO DO TURISMO — O ministro destacou ainda a 9ª edição do Salão do Turismo, de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi (SP), retomado após 12 anos. O evento reúne as 27 Unidades da Federação em experiências culturais, gastronômicas e de negócios, com entrada gratuita. “É o maior salão do turismo no país. Vamos levar todo o Brasil para São Paulo, para que os brasileiros conheçam a riqueza dos nossos atrativos. Além disso, teremos o Feirão Nacional do Turismo, uma grande oportunidade para adquirir pacotes, ingressos e passagens a preços promocionais”, afirmou.

OPORTUNIDADES - O Feirão 2025 contará com 55 empresas do setor e apoio de instituições financeiras, oferecendo descontos de até 30% em pacotes turísticos, hospedagens e transporte. A ação estará disponível presencialmente e em formato digital, por uma semana. “A determinação do presidente Lula é, além de fortalecer o turismo nas cidades já consolidadas, investir em cidades periféricas, no entorno de grandes centros, para que os turistas conheçam outros grandes atrativos em todo o país”, explicou.








QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta terça-feira jornalistas da Rádio Nacional Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Rádio Guarany (Santarém/PA), Portal Tribuna de Santos (Santos/SP), Portal O Dia (Rio de Janeiro/RJ), Rádio Band (Porto Alegre/RS), Rádio Jornal (Recife/PE), Rádio Clube (Parintins/AM).