Cidades

Ponto revitalizado pela Alurb sofre com vandalismo pela terceira vez

Local era um antigo ponto de lixo que foi recuperado pela Autarquia de Limpeza Urbana, que busca imagens de câmeras de segurança da região para identificar e denunciar os responsáveis

19/08/2025
Ponto revitalizado pela Alurb sofre com vandalismo pela terceira vez
Caqueiras que foram instaladas com plantas no local, após a limpeza, foram removidas e destruídas. - Foto: Ascom Alurb.

Na tarde da última segunda-feira (18), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) recebeu uma denúncia de vandalismo em um ponto que foi revitalizado pelo órgão na Avenida Governador Afrânio Lages, no Jacintinho. Já é a terceira vez que o local sofre com ações de vândalos. Nas anteriores, os muros foram pichados e algumas caqueiras instaladas foram furtadas.

Dessa vez, os itens instalados e pintados no local foram quebrados e jogados na avenida, destruindo o trabalho que havia sido feito. “Recuperar esses pontos de lixo é um grande trabalho que realizamos, devolvendo-as à população como espaços de convívio. Então, é extremamente difícil lidar com atitudes como esta, que prejudicam nosso serviço nestes locais”, contou Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.

Partes das caqueiras destruídas foram jogadas no asfalto. Foto: Ascom Alurb
Partes das caqueiras destruídas foram jogadas no asfalto. Foto: Ascom Alurb

Agora, a Alurb procura imagens que comprovem o crime para tomar as medidas cabíveis, tendo em vista que esse tipo de ato pode ser enquadrado como depredação do patrimônio público, tipificado como crime de dano, previsto no artigo 163 do Código Penal.

"É preciso ter consciência: descartar de forma irregular e depredar são crimes. Seguiremos transformando esses locais pela cidade e entregando-os para pessoas de bem que possam cuidar e aproveitá-los de forma positiva", concluiu o diretora.