Cidades

“Obra de primeiro mundo”, diz morador do Reginaldo sobre a proteção e contenção de encostas

Frentes de trabalho atuam em diversos bairros da parte alta e baixa da capital, executando projetos de contenção que garantem segurança e bem-estar a diversas famílias

19/08/2025
“Obra de primeiro mundo”, diz morador do Reginaldo sobre a proteção e contenção de encostas
Elias Batista, morador do Vale do Reginaldo. - Foto: Beto Macário / Secom Maceió

“Antes era difícil, a barreira cedia e a gente não tinha paz. Quando começava a chover, eu já ficava desesperado. Essa obra é de primeiro mundo, vamos ficar tranquilos para o resto da vida, sem preocupação nenhuma. Quem não viu, agora verá que as coisas estão diferentes”. Esse é o relato de Elias Batista, morador do Vale do Reginaldo, que aos 70 anos foi contemplado com o maior programa de proteção e contenção de encostas, realizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra).

Com várias frentes de serviço, as obras estão espalhadas em bairros da parte alta e baixa da capital e utilizam técnicas modernas a fim de prevenir deslizamentos, principalmente nos períodos chuvosos. Cerca de R$ 150 milhões foram investidos nas 50 obras de contenção e proteção de encostas, que equivalem a 75 mil metros quadrados ou 10 campos de futebol do tamanho do Maracanã.

Claudinete Ramos, de 56 anos, também morou a vida toda no Vale do Reginaldo, e diz que está aliviada com o fim da insegurança e do medo, além de agradecer o comprometimento da gestão com a vida da população.

“A gente não dormia direito e nem tinha sossego. A barreira já cedeu e entrou na minha casa e na dos vizinhos, perdemos muita coisa. Esse ano, o inverno está passando e a gente nem está sentindo, uma maravilha. Ninguém nunca se interessou e o JHC disse que ia fazer e fez, não teve alguém igual a ele, muito obrigada”, afirma.

Claudinete Ramos, moradora do Reginaldo. Foto: Beto Macário / Secom Maceió
Claudinete Ramos, moradora do Reginaldo. Foto: Beto Macário / Secom Maceió

Outro morador da comunidade, Josenildo Belarmino, de 57 anos, complementa que sempre viveu em área de risco de deslizamento e, agora, sente que a família está segura, protegida e amparada.

“Nós corríamos de casa porque a barreira sempre caía na nossa casa ou ameaçava cair, era muita lama. Meu irmão mora próximo e sempre nos abrigava. Agora, podemos dormir sossegados, só escutando o som da chuva, isso é uma obra de Deus. JHC é um prefeito de ouro”.

Em alguns bairros, essa solicitação é de muitos anos. Maria Aparecida é uma das 500 moradoras do Residencial Bela Vista, no Jacintinho, que sempre temeu o deslizamento da barreira. Ela destaca a felicidade dos moradores com a obra e a valorização do imóvel.

“A gente tinha a preocupação de danificar os imóveis e com os pedestres e carros que passam na ladeira, é uma pista bem movimentada. Em cada período chuvoso eu não dormia, não tinha sossego e paz, vendo a hora disso aqui cair. Era desesperador pensar que, a qualquer momento, 160 apartamentos poderiam sofrer um dano enorme. Hoje, todos os moradores foram contemplados com essa benção e estamos em paz. Diante de tanta chuva a gente viu que não aconteceu nada e todos estão vendo o valor do aluguel aumentar após essa obra”, comemora.

Frentes de trabalho

Atualmente, há frentes de trabalho em dez pontos críticos da cidade. Em encostas de menor risco, por exemplo, a tecnologia de proteção com Geocomposto de PVC é utilizada com aplicação de argamassa jateada, uma técnica moderna que possibilita a impermeabilização da massa de solo, oferecendo durabilidade e agilidade na execução.

Já nas áreas mais complexas, são aplicadas soluções definitivas como solo grampeado, cortinas atirantadas, gabiões, aterros reforçados, sistemas de drenagem e revestimento vegetal.

Os serviços beneficiam bairros historicamente afetados por escorregamentos e deslizamentos, como Cruz das Almas, Fernão Velho, Jacintinho, Chã da Jaqueira e Tabuleiro do Martins.

Tags: