Geral
Brasileiros intensificam busca por atividade física e aquecem o setor fitness
Muitos querem começar a se exercitar ainda no inverno, mostrando que o frio já não é mais desculpa para o sedentarismo

O frio, que por muito tempo foi visto como inimigo da atividade física, já não assusta tanto. É o que aponta pesquisa da Ilumeo, que revelou que 73% dos brasileiros querem se exercitar mais ainda este ano. O dado mais surpreendente é que mais da metade pretende começar mesmo no inverno, entre julho e agosto. A tradicional ideia de esperar o Verão para cuidar do corpo está perdendo força, dando lugar a uma preocupação mais constante com a saúde física e mental ao longo de todo o ano. Ainda segundo a pesquisa, esse novo comportamento tem ganhado força principalmente entre as classes C, D e E. Já entre as classes A e B, grande parte dos brasileiros já mantinha uma rotina de treinos e apenas intensificou a prática.
Esse cenário aquecido tem impulsionado mudanças no mercado fitness - incluindo suplementos, roupas e acessórios - e acelerado a expansão de redes de academias. A Selfit, por exemplo, aposta em um modelo que prioriza a democratização do bem-estar, com unidades instaladas em regiões onde ainda há pouca oferta de academias completas e acessíveis. “A gente tem sentido, na prática, essa mudança de comportamento. Tem muita gente querendo se cuidar, buscando saúde, disposição, bem-estar. E é por isso que estamos acelerando nossas inaugurações. A ideia é chegar onde as pessoas estão, com estrutura completa e ambiente acolhedor”, afirma Fernando Menezes, CEO da Selfit.
Endorfina - E esse movimento não está restrito às academias. Aos domingos, parques e ruas concentram um novo público: o de corredores amadores. A corrida de rua tem ganhado força como prática esportiva e social, reunindo pessoas em busca de saúde, lazer e desafios pessoais. Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), o Brasil sediou 2.827 corridas oficiais em 2024, um aumento de 29% em relação ao ano anterior um número que reforça o quanto o esporte vem se consolidando como fenômeno social e estilo de vida.
De olho nesse cenário, a Selfit também tem levado sua missão para além das suas unidades. Em 2025, a rede realizará a próxima edição de sua corrida de rua no Maranhão, reforçando o compromisso da marca com a promoção da saúde em diferentes formatos e territórios. A primeira edição do evento foi realizada no Recife, reunindo mais de 3.500 participantes. “A Self Run é parte do nosso investimento em levar o esporte para mais pessoas, além das academias. Queremos ampliar o acesso à atividade física e fortalecer a presença da Selfit junto ao público, mostrando que cuidar da saúde pode acontecer em diferentes lugares e formatos.”, finaliza Fernando Menezes, CEO da Selfit.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Condenação histórica no TRE: ex-deputado Severino Pessoa é mantido culpado por coação eleitoral em Arapiraca
-
2COMISSÃO EUROPEIA
Meloni se opõe à proposta de Macron de enviar forças de paz europeias para a Ucrânia, diz mídia
-
3ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
4RÚSSIA
Ucrânia não vai parar por nada, afirmou Zakharova sobre ataque de Kiev a oleoduto russo
-
5TRÂNSITO
Acidente em Marechal Deodoro deixa três mortos e dois feridos na BR-424