Cidades
Aniversário: Ifal celebra 30 anos de história em Marechal Deodoro
Evento será realizado hoje, a partir das 15h

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro realiza, nesta terça-feira (19), a celebração dos 30 anos de história da unidade. O evento contará com apresentações culturais, varal de memórias, exposição tecnológica e diversas homenagens ao longo do dia.
Relembrando as três décadas de educação na região metropolitana de Maceió, o Grêmio Estudantil Livre Nelson da Rabeca vai instalar o Varal de Memórias, com fotos históricas do campus de 1995 a 2025. Pela manhã, o Grêmio também reunirá turmas em frente ao bloco de Gestão Ambiental para confeccionar uma Cápsula do Tempo. A proposta é reunir em uma caixa objetivos e cartas sobre o agora para que sejam abertos por estudantes daqui a 10 anos, em 2035. A cápsula será enterrada em frente ao bloco e se manterá preservada pela próxima década.
Já durante a tarde, estudantes e convidados prestigiarão apresentações do Coral Por Em Canto, do Grupo de Capoeira Yaya que Dendê, do Grupo Maracutaia e de uma peça teatral encenada por integrantes do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi).
Será inaugurada ainda a exposição De Volta para o Futuro, com objetos e equipamentos de comunicação e tecnologia usados pela comunidade escolar ao longo dos últimos 30 anos. A escola também terá um momento especial dedicado a homenagens a egressos e servidores aposentados que formaram a escola, além de um bolo gigante de três metros de comprimento para encerrar a celebração.
História do Campus
O Campus Marechal Deodoro começou a funcionar em agosto de 1995, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). A Uned – Marechal Deodoro iniciou as atividades com o programa “pró-técnico”, preparando 160 alunos da rede pública municipal para o Exame de Seleção. Em 1996, começaram as aulas das primeiras turmas de ensino técnico, sendo duas do curso de Turismo e duas turmas de Secretariado.
Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente, Guia de Turismo, Desenvolvimento de Sistemas e Instrumentos Musicais, além dos cursos superiores em Gestão Ambiental e Licenciatura em Letras. Em 2014, foi iniciada ainda a Especialização em Educação e Meio Ambiente. Em 2017, o campus inaugurou o primeiro mestrado do IFAL, em Tecnologias Ambientais. Tendo como prioridade a formação educacional da comunidade onde está inserido, o campus também oferece o curso técnico integrado em Cozinha, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Condenação histórica no TRE: ex-deputado Severino Pessoa é mantido culpado por coação eleitoral em Arapiraca
-
2COMISSÃO EUROPEIA
Meloni se opõe à proposta de Macron de enviar forças de paz europeias para a Ucrânia, diz mídia
-
3ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
4RÚSSIA
Ucrânia não vai parar por nada, afirmou Zakharova sobre ataque de Kiev a oleoduto russo
-
5TRÂNSITO
Acidente em Marechal Deodoro deixa três mortos e dois feridos na BR-424