Internacional
Bezos e Musk retomam 'guerra das estrelas' com lançamentos
SpaceX e Blue Origin realizarão em breve novos testes nos EUA

A corrida espacial entre a SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos, está novamente ganhando forma, pois as gigantes se preparam para dois voos de teste que estão sendo aguardados com ansiedade.
Nos próximos dias, a Starship, veículo com o qual Musk pretende chegar à Lua e a Marte para construir uma civilização "multiplanetária", realizará seu 10º teste, enquanto o foguete New Glenn, aposta de Bezos para transportar satélites e cargas pesadas para a órbita baixa da Terra, realizará seu segundo voo.
A Starship será lançada em uma base no Texas, nos Estados Unidos, em 24 de agosto, após o teste anterior ter encerrado com a perda do veículo. Após as modificações operacionais e de hardware necessárias, a espaçonave está se dirigindo à plataforma de lançamento com um novo conjunto de objetivos para sua missão.
Após a separação dos estágios, a Starship implantará oito simuladores de massa de satélites Starlink, realizará uma reativação do motor Raptor e tentará um pouso controlado no Oceano Índico.
Enquanto Musk busca retomar seu projeto, o New Glenn decolará de Cabo Canaveral para lançar as sondas Escapade da Nasa. Os dois orbitadores, construídos pelo Rocket Lab, estudarão a magnetosfera ao redor de Marte e analisarão os processos que controlam a interação entre as partículas energéticas do vento solar e a atmosfera marciana.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2COMUNICAÇÃO INDEPENDENTE
Tribuna do Sertão retransmite Festival de Inverno de Palmeira dos Índios em homenagem à população
-
3JUSTIÇA ELEITORAL
Condenação histórica no TRE: ex-deputado Severino Pessoa é mantido culpado por coação eleitoral em Arapiraca
-
4COMISSÃO EUROPEIA
Meloni se opõe à proposta de Macron de enviar forças de paz europeias para a Ucrânia, diz mídia
-
5RÚSSIA
Ucrânia não vai parar por nada, afirmou Zakharova sobre ataque de Kiev a oleoduto russo