Internacional

Hipocrisia do Ocidente: o bloco não mostra tanta sensibilidade a Gaza quanto à Ucrânia, diz Erdogan

Sputinik Brasil 15/08/2025
Hipocrisia do Ocidente: o bloco não mostra tanta sensibilidade a Gaza quanto à Ucrânia, diz Erdogan
Foto: © AP Photo / Darko Vojinovic

O mundo ocidental reage com menos atenção à situação na Faixa de Gaza do que à crise ucraniana, afirmou o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Erdogan destacou que o silêncio ou a fraca resposta do mundo ocidental à crise de Gaza, com uma resposta rápida em outros casos, enfraquece a confiança na ordem internacional e aprofunda o sofrimento de palestinos.

"O fato é que, se a sensibilidade rápida e abrangente dada à crise na Ucrânia tivesse sido dada às atrocidades em Gaza, hoje teríamos uma imagem completamente diferente", ressaltou.

Segundo o líder turco, o fato de Israel agir sem sanções leva à erosão do direito internacional e das normas de direitos humanos.

Assim, finalizou, a Palestina é como um teste decisivo que mostrará se a comunidade internacional é capaz de proteger os valores humanos básicos.

Controle total de Gaza

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou que Israel pretende estabelecer o domínio sobre toda a Faixa de Gaza para garantir um perímetro de segurança, transferindo posteriormente o controlo do território para uma nova "administração civil".

O intento, inclusive, foi confirmado pelo gabinete do primeiro-ministro, que afirmou que o Conselho de Segurança israelense aceitou sua proposta de infligir uma derrota decisiva ao Hamas e estabelecer o controle sobre a Cidade de Gaza.

No domingo (10), ataques israelenses mataram vários jornalistas da Al Jazeera em Gaza. A ofensiva foi, inclusive, condenada pelo governo brasileiro.