Cidades
Ação da SMS alerta trabalhadores portuários sobre riscos do tabagismo
Visita ao Terminal Açucareiro do Porto de Maceió levou informações, prevenção e oferta de tratamento gratuito para cessação do tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde(SMS) realizou, nessa quinta-feira(14), uma visita ao Porto de Maceió, na empresa EMPAT – Empresa Alagoana de Terminais Ltda., responsável pela operação do Terminal Açucareiro, que recebe, armazena e embarca todo o açúcar para exportação produzido pelas usinas alagoanas.
A ação foi organizada pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e operacionalizada pelo Programa de Controle do Tabagismo, que levou para os trabalhadores informações sobre os Núcleos do Programa disponíveis em Maceió.
“O Programa de Controle do Tabagismo de Maceió tem como responsabilidade alertar toda a população sobre os riscos que o tabaco oferece à saúde, informar sobre as doenças que podem ser causadas pelo seu uso, expor as estratégias da indústria para manter e conquistar novos consumidores, além de apresentar como funciona o tratamento para quem deseja parar de fumar. Levar informação sobre os malefícios do tabaco é uma das nossas principais atribuições”, afirmou Laís Porangaba, assistente social e responsável técnica pelos Núcleos de Cessação do Tabagismo.
A responsável técnica reforçou que desenvolver ações de educação em saúde sobre o tabagismo no setor privado é uma estratégia que beneficia diretamente os trabalhadores, pois contribui para a prevenção de doenças, redução de custos e promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e livres do tabaco.
Ao ampliar o acesso à informação e ao cuidado, a SMS reafirma seu compromisso com a saúde integral dos trabalhadores e com a construção de uma cidade mais saudável para todos. O objetivo da iniciativa foi conscientizar, estimular a cessação do tabagismo e contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O tratamento é gratuito, oferecido pela Rede SUS e disponível nos seguintes núcleos em Maceió:
- 2º Centro de Saúde – Praça da Maravilha, Poço | (82) 99980-1520
- UDA UMJ – UDA Divaldo Suruagy, Barro Duro | (82) 3311-5631
- URS João Paulo II – R. Manoel Viana de Oliveira, S/N, Jacintinho | (82) 3312-5534
- USF Guaxuma – Conj. Elias Pontes Bonfim, S/N, Guaxuma | (82) 3312-5569
- URS Roland Simon – R. Cabo Reis, S/N, Vergel do Lago
- Dídimo Otto – Conj. Benedito Bentes II, Santa Lúcia | (82) 99102-8827
- Clínica da Família – José Aprígio Vilela – Conj. José Aprígio Vilela, Benedito Bentes | (82) 98833-4113
- Hospital Universitário – Av. Lourival Melo Mota, Tabuleiro do Martins | (82) 3202-3766
- Cesmac – Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota – Rua Cônego Machado, Farol | (82) 99181-2466
- Clínica da Família – Dr. João Fireman – Rua Feição, S/N, Jacintinho | (82) 99661-3254
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores