Alagoas

Estado assina adesão a políticas nacionais em articulação com o Governo Federal

15/08/2025
Estado assina adesão a políticas nacionais em articulação com o Governo Federal
Durante o encontro com as marisqueiras, Alagoas firmou importantes termos de adesão a políticas nacionais - Foto: Ascom Seplag



O Governo de Alagoas reforçou seu compromisso com políticas públicas voltadas à inclusão social, à diversidade cultural e ao fortalecimento de comunidades tradicionais durante o evento das marisqueiras, realizado no Vergel. 

 

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama da República, Janja Silva; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; do ministro dos Transportes, Renan Filho; do secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar; e da secretária da Fazenda, Renata Santos.

Durante o encontro com as marisqueiras, Alagoas firmou importantes termos de adesão a políticas nacionais, incluindo o Plano Juventude Negra Viva, a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e Matriz Africana e a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola. 

 

“Foi um dia muito importante para Alagoas estreitar ainda mais suas relações com o Governo Federal. Realizamos a adesão a políticas públicas de inclusão e fortalecimento da cadeia produtiva, garantindo que jovens negros e de periferia tenham direito e acesso a essas políticas”, disse o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar.

O evento também marcou a entrega de notebooks às marisqueiras artesanais. A ação reforça a capacitação tecnológica e o desenvolvimento das comunidades locais.

 

O titular da Serfi acrescentou que as ações com o Ministério da Pesca e Aquicultura se alinham às políticas já desenvolvidas pelo governo estadual. 

 

“O Governo Federal é um grande parceiro de Alagoas, e hoje recebemos autoridades que só reforçam que o Estado está no caminho certo, em parceria e aliança com o Governo Federal”.

Além disso, a primeira-dama e os ministros elogiaram o programa Alagoas Feita à Mão, destacando o estado como referência no desenvolvimento e na promoção de qualidade de vida para os alagoanos.