Alagoas
Emater faz doação de mais de 240 toneladas de alimentos a comunidades quilombolas

Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), o Governo de Alagoas promoveu no último ano a doação de 242.845,88 quilos de alimentos a comunidades quilombolas. A iniciativa é tocada com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A Portaria Nº 931 do PAA destinou o valor de R$ 1,5 milhão a serem investidos na compra dos alimentos, que vieram diretamente da agricultura dentro dos quilombos. O objetivo é levar mais segurança alimentar a esses locais, gerando renda e mais dignidade para as famílias.
Maria Nilza, do Quilombo Gameleiro, produz bolos e hortaliças e foi uma das agricultoras que venderam para o PAA. “Estou muito feliz, o programa mudou muito a minha vida”, expõe. Outra agricultora, Lucileide, destaca: “Essa foi uma coisa que ajudou muito, antes eu trabalhava em casas de família e hoje não mais”.

Distribuídas em cidades que contemplam as sete regionais da Emater - Metropolitana, Grande Mata Alagoana, Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste I, Agreste II e Baixo São Francisco -, as entregas foram feitas a 18 entidades recebedoras (entre instituições e a Centro de Referência de Assistência Social que trabalham diretamente com esse público), beneficiando cerca de 3.600 famílias.
Rafaela Alves, presidente da Associação Quituteiras do Quilombo Gameleira, demonstra satisfação não só pela venda dos produtos, mas também por contribuir para levar alimentos de qualidade para a mesa das famílias.
“Eu só tenho a agradecer por essa oportunidade às mulheres da minha comunidade e para mim, como agricultora, mulher e quilombola, é muito importante estar nesse meio, entregando para a minha comunidade, para pessoas que ainda não podem fornecer, mas estão revendo alimentos que são muito importantes na mesa de cada um”, pontua.
O fechamento da Proposta Quilombola aconteceu na quarta-feira (13), em Olho D’Água das Flores. Na ocasião, os alimentos doados somam ao Cras da cidade mais de 7 toneladas de alimentos, uma compra de R$ 41 mil.
“É muito importante esse tipo de ação porque investe no agricultor, dando mais uma oportunidade de comercializar seus produtos, mas também garante segurança alimentar para as famílias da comunidade. Nós já estamos dialogando junto ao Ministério para trazer mais recursos e continuar tocando o programa, não só dentro da Proposta Quilombola, mas também expandindo para todo o estado. Queremos gerar mais oportunidades, chegar a mais municípios e beneficiar ainda mais a agricultura familiar alagoana”, destaca Kil Freitas, diretor-presidente da Emater.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores