Alagoas
Secult lança nova Rede de Pontos de Cultura e fortalece atuação comunitárias no estado

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), lançou na quinta-feira (14) a nova Rede de Pontos de Cultura de Alagoas. A iniciativa reforça a valorização da cultura popular, comunitária e participativa, se integrando à Política Nacional de Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), e promovendo o reconhecimento institucional das organizações culturais que atuam de forma contínua em seus territórios.
Ao todo, são 28 pontos de cultura e três pontões de cultura distribuídos por todas as regiões do estado, garantindo representatividade e acesso ao fomento cultural no sertão, agreste, zona da mata, região metropolitana e capital.

Durante a solenidade, a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou o papel das organizações culturais na construção dessa política.
“Nós estamos aqui hoje não apenas para lançar a nova rede de pontos e pontões de cultura, mas para reafirmar que o Governo de Alagoas sabe que a cultura se faz na ponta, na comunidade, no projeto de cada um de vocês. Esse é um passo firme na cultura viva. Tenho muito orgulho de ver que, de norte a sul do estado, há incentivo e respeito à nossa cultura”, falou a gestora.

O superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Wyllyson Santos, reforçou a importância da descentralização dos recursos.
“Essa rede nasce com uma missão de descentralizar recursos, fortalecer a articulação e colocar a cultura onde ela deve estar, dentro das comunidades, gerando impacto direto. Nós rompemos a lógica da concentração e garantimos que todas as regiões administrativas de Alagoas sejam contempladas, porque acreditamos que a cultura é um direito, não um privilégio”, disse.
Para Vânia Oliveira, representante do Ponto de Cultura Fala Quilombo, o momento simboliza um recomeço. “Eu tô muito feliz com o retorno da nossa rede alagoana de Pontos de Cultura. Demorou, mas voltou com garra e força de vontade. Esse encontro é o pontapé inicial para que as coisas aconteçam e a rede cresça cada vez mais”, reforçou.
Já o coordenador do escritório do MinC em Alagoas, Pedro Verdino, lembrou a trajetória da Política Nacional de Cultura Viva.

“Esse é um momento significativo, porque mostra que o governo valoriza a política dos pontos de cultura, criada em 2004 para mobilizar a base comunitária no Brasil. Eu sou fruto dessa política e ver o governo estadual comprometido com ela é muito importante”, destacou.
O evento contou ainda com a presença do secretário executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa, Milton Muniz; da assessora de governança, Alessandra Barros; e de representantes dos pontos e pontões de cultura que agora integram oficialmente a rede estadual.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores