Internacional
EUA enviarão forças aéreas e navais ao mar do Caribe para combater cartéis de drogas, diz mídia

Os Estados Unidos ordenaram o envio de forças navais e aéreas ao sul do mar do Caribe para lidar com as ameaças dos cartéis de drogas, informou a agência de notícias Reuters, citando fontes.
Em particular, os Estados Unidos vão mandar vários aviões espiões P-8 e pelo menos um navio e um submarino. O envio deverá ocorrer dentro de alguns meses.
Em fevereiro, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou que Washington estava classificando uma série de cartéis de drogas como organizações terroristas globais. Entre eles Tren de Aragua (Venezuela), Cartel de Sinaloa (México), Cártel del Noreste (México), Cárteles Unidos (México) e MS-13 (EUA e América Central).
Desestabilização da América Latina
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, afirmou ontem (13) que os Estados Unidos usam o combate ao narcotráfico como pretexto para possíveis intervenções militares na região.
Gil destacou que, desde 2015, quando o governo de Barack Obama declarou a Venezuela uma "ameaça incomum e extraordinária", o país enfrenta bloqueios comerciais e sabotagem da indústria petrolífera e da moeda, além de restrições ao acesso a medicamentos durante a pandemia de COVID-19.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores