Cidades
Projeto gratuito leva oficina de bordado para pacientes psiquiátricos no sertão alagoano
O Laboratório de Economia Criativa oferece oficinas gratuitas de bordado e pintura

O Laboratório de Economia Criativa (LEC) inicia nesta segunda-feira (18) uma nova etapa com a realização de oficinas gratuitas de bordado para usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Ouro Branco, no sertão alagoano. A atividade integra o cronograma de ações do LEC, iniciativa financiada pela Lei Aldir Blanc, voltada à promoção da cultura e inclusão social por meio da arte.
Inaugurado dia 10 de abril, o projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
“A proposta da atividade é unir arte, cuidado em saúde mental e valorização da cultura popular por meio do bordado, uma prática acessível, terapêutica e profundamente enraizada nas tradições do sertão” afirma a arte-educadora, Marise Limeira, idealizadora do projeto. Ela explica que nesta etapa, não é necessário realizar inscrição e que os encontros serão adaptados às necessidades do público atendido pelo CAPS, promovendo um espaço seguro de criação e acolhimento.
Financiado pela Lei Aldir Blanc, o LEC vem atuando como um ponto de conexão entre cultura e cidadania, com foco na autonomia criativa de grupos historicamente marginalizados. A partir da escuta ativa e do fortalecimento de vínculos comunitários, o projeto estimula não só a expressão artística individual, mas também o sentimento coletivo de pertencimento.
Na primeira etapa, o LEC atendeu o público geral de Ouro Branco. O projeto segue em andamento nas próximas semanas e prevê, ao final, uma exposição com os trabalhos produzidos pelos participantes. A culminância será em 7 de setembro, a partir das 14h, no Casarão de Dona Marinete, localizado na Rua do Comércio, nº 19, com uma mostra dos trabalhos realizados. Todos são bem-vindos.
Sobre a Lei Aldir Blanc:
A Lei Aldir Blanc (LAB) foi criada para amparar o setor cultural brasileiro durante a pandemia da COVID-19, garantindo recursos para trabalhadores da cultura e espaços culturais. Em 2025, o Governo Federal manteve o fomento por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos assegurados na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores