Cidades
Saúde realiza 4° Simpósio sobre Aleitamento Materno
Ação faz parte da campanha Agosto Dourado e atualiza profissionais da Atenção Primária sobre o tema

Como parte da campanha do Agosto Dourado, mês da conscientização e incentivo ao aleitamento materno, a Secretaria de Saúde Maceió (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (13), o 4° Simpósio de Aleitamento Materno. O evento ocorreu no auditório da faculdade Facima, no Tabuleiro do Martins, com o intuito de atualizar e reforçar a importância da temática com profissionais que atuam na Atenção Primária.
A iniciativa do Programa de Atenção Integral à Saúde Criança da SMS está na quarta edição e vem fortalecendo a conscientização sobre aleitamento materno e doação de leite humano na capital alagoana.
Na ocasião, foram debatidos temáticas sobre aleitamento com representantes da SMS e da Maternidade Santa Mônica. Durante o encontro foi enfatizado o tema da campanha “Priorizemos a Amamentação: Criando Sistemas de Apoio Sustentáveis”. Além disso, houve debate sobre aleitamento humano e pessoas que gestam e habilidade de comunicação e o manejo do aleitamento humano.
O evento também contou com a apresentação dos postos de coleta de leite humano de Maceió, que ficam localizados na URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e USF José Araújo (Jacintinho).
De acordo com Marglene Oliveira Coordenadora da Atenção Integral à Saúde Criança da SMS, anualmente a campanha do Agosto Dourado colabora para a diminuição da taxa de mortalidade infantil, salvando vidas de recém-nascidos e proporciona uma rede de apoio às mulheres puérperas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Amamentar é um ato de amor e proporciona benefícios para a mãe e a criança, pois o leite materno é tido como o melhor alimento e quando há dificuldades de amamentação se faz necessário ter a rede apoio e serviços como mobilização na doação de leite humano e orientações. Esse acompanhamento neonatal é indispensável desde o pré-natal e isso acontece nas Unidades de Saúde, logo nossas equipes devem estar preparadas para conscientizar e atender de forma humanizada e adequada”, ressalta Marglene Oliveira.
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Movimento azul marca reta final antes das eleições na Uncisal
-
2TRAGÉDIA
Morre sexta vítima de acidente na AL-130, em Ouro Branco
-
3NO HOSPITAL DA CIDADE
JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho
-
4
Chevrolet Tracker 2026 mostra evolução em design, conectividade e eficiência
-
5ESPORTE
ASA empata com Manauara e garante vaga nas quartas de final da Série D