Internacional
Lula diz que UE cedeu com 'facilidade' para exigências de Trump
Presidente vai ligar para Ursula von der Leyen na próxima semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ligará nos próximos dias para líderes da União Europeia para tentar acelerar o acordo comercial com o Mercosul, após o bloco ter cedido "com tanta facilidade" às exigências do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News, o petista prometeu telefonar nos próximos dias para o presidente da França, Emmanuel Macron, e para o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.
Já na semana que vem, ele deve falar com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
"Já que ela cedeu com tanta facilidade para o Trump, por que não negocia conosco? Se bem que eu não vou chamar ninguém em um campo de golfe", ironizou Lula, em referência ao resort do presidente americano na Escócia, onde foi anunciado o acordo tarifário entre EUA e UE, no fim de julho.
O pacto estabeleceu uma tarifa de 15% para produtos europeus entrarem no mercado americano e determina que a UE não aplique represálias e compre US$ 750 bilhões em combustíveis fósseis dos EUA pelos próximos três anos, até o fim do mandato de Trump, além de investir US$ 600 bilhões na economia do país.
Na mesma entrevista, Lula reiterou o desejo de assinar o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul ainda neste ano, aproveitando a presidência pro tempore do Brasil no bloco sul-americano.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3COMUNICAÇÃO
Fernando Collor encerra negociações para venda da TV Gazeta a grupo mineiro, revela portal
-
4BOXE
Morre segundo pugilista em decorrência de lesão cerebral após evento de boxe no Japão
-
5FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência