Alagoas
Secult realiza 2º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus do Agreste

O município de Girau do Ponciano será o anfitrião do 2º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus – Região Agreste, no dia 29 de agosto, a partir das 9h, no Auditório do Centro Cultural Prefeito Dorgival Neto do Nascimento. A iniciativa é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e conta com a organização do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas.
O evento mobiliza gestores, líderes e profissionais de bibliotecas e museus dos municípios de Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Taquarana e Traipu. A programação inclui palestras, oficinas, bate-papos e entrega de kits de livros, além de apresentações culturais e visitas técnicas a equipamentos culturais de municípios vizinhos.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o evento reforça o compromisso da Secult em fortalecer as bibliotecas e museus como espaços vivos de conhecimento e identidade.
“Bibliotecas e museus são guardiões da nossa memória e precisam estar ativos dentro das comunidades. Esse encontro é uma oportunidade de unir forças, trocar experiências e garantir que esses equipamentos estejam cada vez mais próximos das pessoas”, destacou.
A coordenadora dos Sistemas, Mira Dantas, destaca que a articulação regional é fundamental para o funcionamento e a relevância dessas instituições.
“Quando gestores e profissionais se reúnem para discutir estratégias e compartilhar desafios, abrimos caminhos para soluções conjuntas e criativas. Nosso trabalho é fortalecer cada biblioteca e museu para que cumpram plenamente seu papel cultural e educativo”, disse.
Além das atividades no dia do encontro, estão previstas visitas técnicas aos municípios de Limoeiro de Anadia, Taquarana, Craíbas e Coité do Nóia, com o objetivo de levantar informações sobre a realidade local e incentivar ações que aproximem ainda mais esses equipamentos da comunidade.
Os interessados em participar deve fazer a inscrição através do link https://forms.gle/9mrWYYSNHNnbmtek8.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3COMUNICAÇÃO
Fernando Collor encerra negociações para venda da TV Gazeta a grupo mineiro, revela portal
-
4BOXE
Morre segundo pugilista em decorrência de lesão cerebral após evento de boxe no Japão
-
5FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência