Alagoas

Secdef e Defensoria Pública unem forças para proteger crianças e adolescentes ameaçados de morte

Marcelo Alves / Ascom Secdef 13/08/2025
Secdef e Defensoria Pública unem forças para proteger crianças e adolescentes ameaçados de morte
<p class="font-12"/> - Foto: Fernanda Ferreira / Ascom DPEAL



A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPEAL) discutem união de esforços para fortalecer o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). O encontro contou com a participação da coordenadora nacional do PPCAAM, Denise Avelino.

 

A titular da Secdef, Tereza Nelma, classificou o encontro como uma oportunidade estratégica para construir soluções coletivas para aplicação do PPCAAM, alinhadas à realidade e aos desafios do estado. “Garantir a proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte é desafiador e complexo. Portanto, se nós não formarmos uma força-tarefa junto ao Judiciário, Ministério Público, Conselhos Tutelares e Defensoria, teremos dificuldades para tornar essa política pública eficaz”, disse.

 

O defensor público-geral, Fabrício Leão Souto, ressaltou o compromisso com construção coletiva de ações que visam proteger a vida de crianças e adolescentes. “A Defensoria se coloca com parceiro e apoia as ações de proteção de crianças e adolescentes ameaçadas de morte. Para isso, precisamos do compartilhamento de experiências e boas práticas na aplicação desse programa”, disse.

 

Denise Avelino ressaltou a importância de convocar os municípios para se unir a essa força-tarefa. “A Defensoria se propôs a participar dos espaços de discussão e de diálogo sobre o programa. Agora, também é necessário conversar com os municípios para que a gente consiga proteger cada vez mais crianças e adolescentes. Assim a gente vai construir uma política pública integrada, transversal e mais forte”, ressaltou.