Internacional
Rússia testará cruzador nuclear Admiral Nakhimov no mar entre agosto e setembro, diz fonte à Sputnik

O cruzador de batalha movido a energia nuclear Admiral Nakhimov realizará testes no mar entre agosto e setembro, assim que estiver pronto, informou uma fonte da indústria de defesa à Sputnik nesta terça-feira (12).
"O cruzador de mísseis nucleares está na fase de preparação para ir ao mar para testes. Todos os sistemas, unidades e equipamentos estão sendo verificados. A equipe de comissionamento está sendo preparada. A saída para testes está prevista para agosto e setembro, dependendo da prontidão", disse a fonte.
Em julho, o presidente do conselho da Corporação Unida de Construção Naval (USC, na sigla em inglês) e CEO do VTB Bank, Andrei Kostin, anunciou que os reparos no Admiral Nakhimov foram concluídos e o navio estava pronto para os testes.
Em fevereiro, o assessor presidencial russo e presidente do Conselho Marítimo da Rússia, Nikolai Patrushev, declarou que o cruzador estava sendo equipado com armamentos de última geração e voltaria ao serviço em breve.
O Admiral Nakhimov pertence à classe Orlan de cruzadores pesados de mísseis guiados movidos a energia nuclear. Construído no final da década de 1980, o navio passa por um processo de modernização desde 2013.
Com deslocamento superior a 25 mil toneladas, o equipamento é o maior navio de superfície da Marinha russa. Além disso, as capacidades da estrutura incluem o combate a grandes alvos de superfície, bem como defesa aérea e antissubmarina.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores