Cidades
Protocolo de atendimento para mulheres em situação de violência doméstica completa um ano
Instrumento apresenta procedimentos necessários para acolhimento de mulheres na Casa Abrigo Viva Vida

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, o Protocolo de Atendimento Casa Abrigo Viva Vida completa um ano.
A iniciativa é um instrumento que a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) construíram para atender mulheres em situação de violência doméstica.
O protocolo de atendimento tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica, sob ameaça e risco iminente de morte, no serviço de acolhimento institucional Casa Abrigo Viva Vida, com a finalidade de oferecer proteção segura e sigilosa.
Mikaelle Melo, coordenadora do Abrigo Viva Vida, ressaltou a importância de seguir as diretrizes estabelecidas pelo protocolo de atendimento.
"O objetivo do protocolo é nortear os serviços, como os Creas, as delegacias e outras instituições de atendimento à mulher de como encaminhar os casos de vítimas de violência doméstica e sob risco iminente de morte para o Viva Vida. Por isso, é importante seguir o protocolo porque nele contém uma ficha de pré-avaliação em que o serviço que está encaminhando precisa preencher junto com a mulher para que ela possa ter o acesso à Casa de Acolhimento e lá tem especificando quais são os requisitos para acessar esse serviço", explicou a coordenadora.
Em Maceió, a Casa Abrigo Viva Vida faz um importante e significativo trabalho com mulheres vítimas de violência, sendo o único serviço de acolhimento em Alagoas.
A mulher que chega à unidade de acolhimento passa por atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, advogado, educadores sociais, para que sejam fornecidos os encaminhamentos necessários.
A equipe auxilia a mulher vítima de violência a reconstruir seu futuro, com ações como retirada de documentos até a inserção no benefício do auxílio-moradia.
O Viva Vida conta com a parceria de outras instiruições públicas que integram a rede de proteção à mulher, como a Defensoria Pública, o 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Delegacias Especiais de Defesa dos Direitos da Mulher de Maceió e o Ministério Público Estadual com o intuito de proteger, garantir direitos e conscientizar ainda mais sobre os serviços prestados no abrigo.
Como denunciar
Por meio do Disque 180, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuída para uma entidade local, como a Delegacias de Defesa da Mulher.
A delegacia encaminhará para os outros equipamentos de atendimento e dará o suporte, desde a parte do acesso à Justiça até o acolhimento e abrigo sigiloso se houver necessidade, conforme determina a Lei Maria da Penha.
Quando não houver uma delegacia especializada para o atendimento à mulher na região do fato ocorrido, a vítima pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento.
Se estiver no momento de flagrante ameaça ou agressão, a mulher vítima de violência também pode ligar para o número 190 ou dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde há orientação para encaminhá-la para instiruições competentes.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e tem como objetivo dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores