Cidades
Saúde promove capacitação em doenças respiratórias para médicos da Atenção Primária
Atividade visa atualizar os profissionais e aprimorar o atendimento aos usuários nas unidades de saúde do município

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Diretoria das Linhas Prioritárias em Saúde/Atenção Especializada e da Diretoria de Atenção à Saúde/Atenção Primária, está com inscrições abertas para o curso de Capacitação em Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), com abordagem – do diagnóstico ao tratamento – voltada ao atendimento da Atenção Primária em saúde.
O curso terá carga horária de seis horas e disponibilizará, durante dois dias, 252 vagas dispostas em três turmas: duas (manhã e tarde) no dia 28 de agosto, e apenas uma (tarde) no dia 29 de agosto.
Para se inscreverem, os interessados devem acessar o link https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/participante/eventos/detalhes/340 e escolherem o melhor dia para participar.
A iniciativa é fruto de uma parceria da SMS com a empresa Boehringer Ingelheim, por meio do Programa Abraçar.
A capacitação é direcionada para médicos da rede municipal de saúde, que terão acesso às inovações e soluções em saúde pública no cuidado ao paciente com doenças respiratórias.
De acordo com a diretora de Atenção Especializada da SMS, Janaína Calheiros, a capacitação será importante para atualizar os profissionais e aprimorar o atendimento aos usuários no cotidiano das unidades do município.
“A utilização de protocolos, como instrumento norteador para diagnóstico ou consulta, além de permitir um melhor direcionamento nas condutas adotadas, promove maior segurança aos usuários e profissionais, orientando o profissional para a tomada de decisão em relação às condutas, ao incorporar novas tecnologias. Tudo isso contribui para a assistência eficiente que queremos na Atenção Primária”, reforça Janaína.
Estatísticas
Conforme a Organização Mundial de Saúde, em 2024 a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) foi considerada a quarta principal causa de morte no mundo, afetando cerca de 10% da população adulta mundial, com a estimativa de mais de 300 milhões de casos.
No Brasil, é a quinta causa de morte em todas as idades. O tabagismo é o principal fator de risco – com cerca de 80% a 95% dos casos ligados ao fumo – mas o contato com a poluição do ar e a exposição a gases tóxicos aumentam o risco.
A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e apresentam, como sintomas mais comuns, a dispneia (falta de ar), tosse crônica e produção de muco (expectoração).
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3EVENTO
Cultura e Turismo chegam à comunidade Serrana dos Quilombos
-
4NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió
-
5EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro