Cidades
Instrução de Armamento e Tiro da Semsc inicia aulas teóricas com primeira turma de 2025
Cronograma segue até dezembro, com seis turmas previstas

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) iniciou, na última segunda-feira (11), as aulas teóricas do Curso de Instrução de Armamento e Tiro (IAT), etapa fundamental para a capacitação e atualização dos agentes da Guarda Civil Municipal de Maceió.
A primeira turma iniciou as atividades no auditório da secretaria, onde permanecerá até o encerramento do módulo teórico, antes de avançar para a parte prática.
Ao longo desta fase, os participantes terão conteúdos como aspectos legais do uso de armas de fogo, evolução histórica, classificação e nomenclatura, tipos de munição, equipamentos e acessórios, fundamentos do tiro, manutenção de armamentos, técnicas de tiro e tiro defensivo.
A programação segue um cronograma intensivo, com aulas pela manhã e tarde, combinando teoria e atividades práticas.
O coordenador pedagógico da IAT, guarda municipal e instrutor Francisco Tenório, destacou a importância do curso para o desempenho seguro e eficiente da corporação.
“A instrução vai muito além do manuseio da arma. Ela envolve conhecimento da legislação, segurança, postura e tomada de decisão, sempre visando proteger vidas. Cada agente sai daqui mais preparado para servir e proteger com responsabilidade”, afirmou o instrutor.
Ao todo, seis turmas vão participar do treinamento, cada uma com previsão de duração de pouco menos de um mês.
O curso é obrigatório para a aquisição do porte de arma de fogo, com o último grupo encerrando as atividades em dezembro.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3EVENTO
Cultura e Turismo chegam à comunidade Serrana dos Quilombos
-
4EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro
-
5NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió