Esportes
Atleta italiano morre após passar mal em Jogos Mundiais na China
Mattia Debertolis desmaiou durante corrida de orientação

O atleta italiano Mattia Debertolis, de 29 anos, morreu terça-feira (12), quatro dias após ter sido encontrado inconsciente durante uma competição nos Jogos Mundiais de Chengdu, na China.
O esportista integrava a seleção italiana de corrida de orientação, modalidade na qual os competidores precisam percorrer um terreno desconhecido no menor tempo possível, munidos apenas de mapa e bússola, e passou mal durante a prova.
Os Jogos Mundiais são realizados a cada quatro anos e contemplam modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas não inclusas nas Olimpíadas.
"Apesar de ter recebido cuidados médicos especializados imediatos em um dos principais hospitais da China, ele faleceu", diz um comunicado conjunto dos organizadores do evento e da Federação Internacional de Orientação (IOF), sem dar detalhes sobre a causa do óbito.
Natural de Primiero, no norte da Itália, e residente em Estocolmo, na Suécia, onde trabalhava como engenheiro, Debertolis participava da final da prova de meia distância masculina, que percorria um percurso de seis quilômetros e acontecia com temperaturas próximas dos 40ºC e alta taxa de umidade.
Em determinado momento da disputa, o sinal do GPS do italiano parou de se mover, ativando os serviços de socorro.
Suspeita-se que Debertolis teria desmaiado e batido a cabeça ao cair no chão. Seu estado era grave desde o começo, e a família, que viajou à China para acompanhar a internação, pediu a extrema-unção no último domingo (10).
"Mattia nos deixou, acompanhado até o fim pela mãe, Erica, pelo irmão, Nicolò, e pelo restante da família na Itália, com o papai, Fabio, e os avós. Faremos o nosso melhor para honrar sua memória", disse o presidente da Federação Italiana de Esportes de Orientação (Fiso), Alfio Giomi.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3EVENTO
Cultura e Turismo chegam à comunidade Serrana dos Quilombos
-
4NEGOCIAÇÕES
Venda do controle da Braskem trava por impasse sobre desastre em Maceió
-
5EXPLORAÇÃO
Palmeira dos Índios: 106 milhões recebidos da Águas do Sertão e a fatura será paga pelo povo com aumento a partir de setembro