Cidades

Aula inaugural marca início do primeiro curso de Inovação e Cultura Empreendedora

Projeto reúne 25 estudantes do Núcleo de Línguas e representa investimento da Prefeitura de Maceió na formação criativa

12/08/2025
Aula inaugural marca início do primeiro curso de Inovação e Cultura Empreendedora
A iniciativa visa proporcionar uma capacitação prática e acessível, fortalecendo as atividades econômicas e culturais da região. - Foto: Edson Correia/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na Escola Municipal Cícera Lucimar de Sena Santos, no bairro Poço, a aula inaugural do primeiro curso de inovação e cultura empreendedora, organizado pelo Núcleo de Inovação e Cultura Empreendedora (NICE). A primeira turma é formada por 25 estudantes dos polos Poço e Benedito Bentes do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed, que conheceram o projeto, seus mentores e o cronograma de atividades.

O curso, cuja primeira aula ocorreu na noite dessa segunda-feira (11), é destinado a um público diversificado, englobando profissionais do turismo, da publicidade, personal trainers, ambulantes, trabalhadores da rede hoteleira, bares, restaurantes, comerciantes de artesanato e outros profissionais.

O evento contou com a presença da subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, do coordenador de Formação Continuada, Ricardo Almeida, e da coordenadora geral de Práticas e Avaliação Pedagógica, Cheila Vasconcelos, que reforçaram o compromisso da gestão com a formação cidadã e profissional dos maceioenses.

Em sua fala, Tânia Almeida destacou, em nome de toda a secretaria, a relevância da iniciativa.

“Esse projeto representa um investimento da Prefeitura de Maceió na formação de pessoas criativas, resolutivas e comprometidas. Queremos preparar homens e mulheres para ocuparem os melhores espaços no mercado, utilizando a tecnologia como aliada para acelerar e qualificar o trabalho. Nosso compromisso é apoiar iniciativas que gerem frutos, fortaleçam a cidade e criem novas oportunidades para todos”, ressaltou.

Na ocasião, os participantes conheceram a proposta pedagógica e a trilha formativa do programa, que inclui etapas como formação de times ágeis, desenvolvimento de ideias com Design Thinking, comunicação empreendedora, marketing digital e criação de identidade visual. Também estão previstas oficinas e eventos como a Feira de Inovação e Cultura Empreendedora de Maceió (FICEM).

Novo ciclo de aprendizado

O professor Dilson Costa, um dos responsáveis pelo NICE, ressaltou a importância do trabalho coletivo e o caráter inovador do projeto.

“É uma oportunidade única para nossos alunos aprenderem na prática, usando metodologias ágeis e a cultura maker. Aqui, eles são os protagonistas do próprio aprendizado, criando, inovando e transformando ideias em projetos reais. Nosso compromisso é incentivar os sonhos deles e prepará-los para os desafios do mercado com criatividade e colaboração”, pontuou.

Com antecedência de uma semana, os estudantes já haviam iniciado a preparação de suas apresentações pessoais, que foram realizadas durante o evento inaugural. Uma atividade que estimulou o protagonismo dos estudantes, permitindo que expressassem suas expectativas, talentos e ideias.

Mayara Ferreira, estudante de inglês do polo Benedito Bentes, atua tanto na área de gestão de finanças como também de pessoas. Ela enfatizou a importância do curso para aprimorar suas habilidades empreendedoras.

“Por trabalhar com eventos, esse curso me interessou bastante. Para mim, empreendedorismo é a chance de unir o que gosto com meu trabalho, encantando o cliente e buscando inovação. Minha expectativa com o curso é aproveitar as plataformas digitais para aplicar esses conhecimentos tanto na minha vida pessoal quanto profissional, desenvolvendo projetos criativos e o meu espírito empreendedor”, compartilhou.

Ever Leão é, do curso de espanhol do polo Poço, atua como professor de Educação Especial e guia de turismo em Maceió. Para ele, a oportunidade surge como um meio de unir seus interesses:

“Acredito que o verdadeiro vencedor é quem não desiste, mesmo diante das dificuldades. O curso do NICE é uma oportunidade para aprimorar meus projetos, unindo minha paixão pela educação, pela cultura e pelo turismo, especialmente valorizando as riquezas de Alagoas”.

Oportunidades diversas

Jefferson Simons, coordenador e professor do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed, destacou a importância da parceria e do trabalho coletivo para o sucesso do NICE.

“Este projeto é uma grande conquista da educação pública, que aposta na cultura maker e nas metodologias ágeis para formar protagonistas que aprendem fazendo. O curso é totalmente gratuito e nossos alunos terão mentoria e todo o apoio necessário, mas são eles que vão transformar ideias em projetos reais”, enfatizou.

A iniciativa visa proporcionar uma capacitação prática e acessível, fortalecendo as atividades econômicas e culturais da região. Dessa forma, busca ampliar as oportunidades de desenvolvimento local e valorizar as potencialidades existentes, promovendo um impacto positivo e sustentável na comunidade.