Alagoas

Criança de 2 anos morre por meningite pneumocócica em Maceió; já são cinco óbitos no estado em 2025

Redação com agências 12/08/2025
Criança de 2 anos morre por meningite pneumocócica em Maceió; já são cinco óbitos no estado em 2025
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O número de mortes por meningite em Alagoas subiu para cinco neste ano com a confirmação, nesta segunda-feira (11), do falecimento de Anna Vitória Queiroz, de 2 anos. A criança morreu no último sábado (9), em Maceió, vítima de meningite bacteriana do tipo pneumocócica, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML).

A menina foi levada sem vida à UPA de Jaraguá. Lesões visíveis no rosto e pescoço levantaram suspeita inicial de agressão, o que levou ao acionamento da Polícia Militar. A criança estava sob responsabilidade de uma tutora legal, que negou qualquer violência e afirmou que a mãe biológica não tinha condições de cuidar dela.

A tutora prestou esclarecimentos na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa e foi liberada. O Conselho Tutelar também acompanhou o caso. Exames laboratoriais confirmaram a causa da morte como doença infecciosa, afastando a hipótese de maus-tratos.

O IML informou que o óbito teve origem clínica e encaminhará o laudo completo às autoridades. A meningite pneumocócica é provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae e pode evoluir rapidamente, causando sequelas graves ou morte em poucas horas. Profissionais de saúde reforçam a importância da vacinação e da procura imediata por atendimento diante dos primeiros sinais da doença.