Cidades

Escola Mulheres+ no Cinema realiza oficina gratuita de processos criativos sonoros em Piaçabuçu (AL)

Assessoria de Imprensa │Escola Mulheres+ no Cinema 11/08/2025
Escola Mulheres+ no Cinema realiza oficina gratuita de processos criativos sonoros em Piaçabuçu (AL)

A Escola Mulheres+ no Cinema, iniciativa da produtora audiovisual Piracema Studio voltada à promoção de experiências formativas no audiovisual para mulheres cis e trans, homens trans, travestis e pessoas não binárias, anuncia a realização da oficina “Bruxas do Som: Introdução a Possibilidades Sonoras”, com a percussionista e arte-educadora Aishá Lourenço (PE). A atividade acontece nos dias 23 e 24 de agosto, na Associação Olha o Chico, em Piaçabuçu (AL). As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de agosto.

Após o sucesso da edição realizada em Maceió em 2024, o projeto chega a Piaçabuçu com o objetivo de alcançar um público ainda mais diverso e ampliar o acesso à formação na área do som. A oficina, de caráter semi-imersivo, é voltada a pessoas criativas e curiosas, com ou sem experiência prévia, que desejam explorar o universo da criação sonora.

“Escolhemos Piaçabuçu por ser um município de grande efervescência cultural, mas que ainda recebe pouco investimento em ações formativas contínuas e estruturadas. Através de parcerias com associações como a Olha o Chico, que se tornou Ponto de Cultura em 2006, esperamos contribuir para a descentralização do acesso à cultura e promover um rico intercâmbio com artistas, mestras e brincantes locais”, conta Luiza Leal, idealizadora da Escola Mulheres no Cinema.

Durante os dois dias de oficina, serão abordados temas como percepção sonora, técnicas de gravação e introdução ao mercado de trabalho no campo do áudio. O conteúdo é ideal para quem deseja desenvolver habilidades criativas e técnicas, além de receber orientação para iniciar projetos autorais ou construir uma trajetória profissional na área.

A atividade é gratuita e aberta ao público a partir dos 15 anos de idade. Serão reservadas 80% das vagas para mulheres cis e trans, homens trans e pessoas não binárias e 20% destinadas à ampla concorrência. As inscrições encerram-se no próximo dia 15 de agosto e são realizadas através de formulário - acesse aqui.

A oficina será conduzida por Aishá Lourenço, percussionista natural de Olinda, com duas décadas de atuação no campo do som e da arte-educação. Ao longo de sua carreira, colaborou com nomes como Lia de Itamaracá, Flaira Ferro, Johnny Hooker, Amadou & Mariam (Mali) e Naná Vasconcelos. Formada em Produção Fonográfica, atua com som direto, foley, trilhas e finalização para audiovisual, além de integrar projetos culturais e comunitários no Brasil e no exterior como facilitadora musical.

A Escola Mulheres+ no Cinema é uma realização da Piracema Studio, com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.