Cidades

Prefeitura de Penedo inicia 3ª edição do Projeto Turismo do Saber

Assessoria 08/08/2025
Prefeitura de Penedo inicia 3ª edição do Projeto Turismo do Saber

A Prefeitura de Penedo dá início à terceira edição do Projeto Turismo do Saber, voltado para alunos do 7º ano da rede municipal de ensino.

A iniciativa é realizada por meio das secretarias municipais de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), e de Educação (SEMED), e conta com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Com uma abordagem educativa, leve e interativa, o projeto leva o turismo para dentro da sala de aula, despertando nos estudantes o interesse pela história e pelas riquezas naturais e culturais de Penedo.



Ao longo das atividades, os alunos participam de aulas teóricas e vivências práticas, aprofundando o conhecimento sobre o Rio São Francisco, o patrimônio local, a importância da preservação ambiental e como o setor pode transformar realidades e impulsionar o desenvolvimento local.

De acordo com Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa, o projeto Turismo do Saber vai além de uma experiência educativa.

“O projeto desperta o olhar dos estudantes para a preservação da nossa história, para a valorização dos nossos recursos culturais e naturais e mostra, também, que o turismo pode ser uma importante porta de entrada para o futuro profissional dos jovens”, explicou o secretário.



Como forma de estimular a criatividade e o olhar sensível dos participantes, o concurso de frase e fotografia “Um Olhar Sobre Penedo” premia os três melhores registros com um laptop, um smartphone e um tablet.

Mais de 770 alunos já vivenciaram a experiência. Nesta nova etapa, outros 800 estudantes embarcam nessa jornada que valoriza o pertencimento, fortalece vínculos com a Cidade Criativa da Unesco e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e conectados com o território onde vivem.