Alagoas
Barra de Santo Antônio recebe equipe itinerante do Hemoal para coleta externa de sangue neste sábado

Manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais. Com esta finalidade o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, neste sábado (9), das 9h às 16h, coleta externa de sangue no município Barra de Santo Antônio, no PSF Marinete Baltazar, no bairro Ilha da Croa.
Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para doar sangue, é recomendado ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Com relação aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
"O candidato a doação de sangue que tiver contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, fica impedido de doar sangue. Já os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de um ano", informa a assistente social do Hemoal, Renata Ferreira.
No caso dos candidatos à doação de sangue que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, há proibição de praticar o gesto voluntário. É necessário, ainda, dormir pelo menos 6 horas na noite anterior e, para repetir a doação, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de três meses, enquanto os homens podem doar novamente após dois meses.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores